Os sintomas silenciosos da carência de vitamina D e alguns conselhos para repô-la
Se você sofre de dor nos ossos e fraqueza muscular e suas mãos suam inexplicavelmente por algum tempo, talvez seja uma deficiência de vitamina D.
Como todas as outras vitaminas, é essencial para o bom funcionamento do nosso corpo: em particular, permite uma circulação correta de cálcio nos ossos e ajuda a manter a força e o equilíbrio muscular; também contribui para a absorção de fósforo e magnésio, com melhora dos estados depressivos, diabetes, hipertensão e obesidade.
Vamos ver quais são os sintomas da deficiência e como integrá-la.
via webmd.com
No caso de deficiência de vitamina D, os sintomas são variados e nem sempre são imediatamente atribuíveis ao problema real, uma vez que não são graves e não causam alarme. Entre esses, mencionamos: fadiga crônica, tristeza, alterações de humor, ansiedade, insônia, desejo por alimentos doces, fraqueza muscular, visão embaçada.
Para evitá-los, basta tomar vitamina D, seja através da exposição ao sol - basta fazer uma caminhada diária ao sol - ou através de uma dieta direcionada. Estes são alimentos ricos em vitamina D:
- peixe azul: peixes como truta, salmão, sardinha, atum, arenque, anchova e cavala são excelentes;
- ovos: além da vitamina D, a clara contém proteínas de alto valor biológico e também vitamina B12;
- cogumelos: em particular, os champignos são perfeitos para elevar os níveis de vitamina D;
- algas: seria aconselhável incorporar a spirulina em sua dieta, que além da vitamina D fornece inúmeros outros benefícios para o corpo.
Lembre-se que é melhor prevenir do que remediar: por isso, não espere para ver os primeiros sinais de uma deficiência de vitamina D antes de decidir adotar hábitos de vida saudáveis.