Quem trai uma vez tem altas probabilidades de trair de novo, afirma um estudo
Muitas vezes ouvimos que aqueles que traem são mais propensos a fazê-lo novamente e parece que as pesquisas comprovam esse ditado. Alguns estudos encontraram, de fato, a tendência a repetir certos comportamentos uma vez que determinadas "regras" são quebradas e que caem os tabus sociais e pessoais. O segredo parece estar em uma região do cérebro chamada amígdala, responsável por respostas emocionais e, portanto, pelo sentimento de culpa.
via bustle.com
Quando mentimos para outras pessoas, inicialmente nos sentimos mal, mas quando repetimos a mesma ação, a resposta psicofísica será cada vez mais fraca. Na prática, é uma questão de hábito: adaptar e tornar normal algo que no início foi percebido como errado.
Não há um único motivo que desencadeie a infidelidade, mas na maioria dos casos estes são fatores mais concomitantes. Alguns sujeitos estão em constante estado de insatisfação, condição que os impede de ficarem satisfeitos independentemente da situação em que se encontram.
Trai porque algo está faltando em seu relacionamento com seu parceiro, mas ele prefere mantê-lo vivo porque tem medo da solidão ao mesmo tempo. Deixar para trás um relacionamento que não está bom significaria encarar a realidade de não ter ninguém, de estar sem uma "rede de segurança".
O limbo em que vivem os infiéis é feito de falta de controle de suas emoções, misturado com o terror da verdadeira liberdade. No entanto, isso é altamente destrutivo não apenas para os outros, mas também para eles mesmos, já que a paz e o equilíbrio nunca podem ser encontrados.
Quando você se encontra nesse ciclo, nesse círculo vicioso de mentiras, enganos e negações, você precisa parar, pensar e encarar a realidade. Repetir atitudes semelhantes pode parecer gratificante a curto prazo, mas a longo prazo é inútil é prejudicial. Primeiro, você precisa entender o que está errado em seu relacionamento e, eventualmente, aceitar a verdade quando chegar a hora de terminar.
Em segundo lugar, precisamos entender o que realmente estamos procurando. Se você não está preparado para um relacionamento sério, é melhor admitir para si mesmo e também assumir todas as responsabilidades de ter que ficar sozinho.