Veja por que as crianças que aprendem a amar os animais se tornam adultos melhores
A maioria dos contos de fadas, desenhos animados e filmes preferidos pelos pequenos têm animais como protagonistas, que falam e se comportam como seres humanos ou que vivem histórias e aventuras com eles. Excluindo o componente lúdico das histórias, a coisa que mais envolve os pequenos é precisamente a sua predisposição para entrar em contato com as criaturas mais simples, aprendendo com elas a empatia e tornando-se adultos melhores.
A capacidade de perceber e entender o humor de outra pessoa é uma habilidade típica dos animais. Apesar de não possuírem meios de comunicação complexos como os das pessoas, elas têm o dom de sentir e entrar em contato com o universo emocional, dialogando de maneira íntima e profunda.
Ao crescer, muitas faculdades são adquiridas, mas muitas vezes outras se perdem, como acontece quando os recém-nascidos abandonam suas ferramentas quase “telepáticas” para adquirir a palavra. Cães e gatos podem nos transmitir seu afeto de maneira simples, direta e inequívoca. Estes são métodos que têm menos a ver com o processamento cerebral e mais com a expressão do coração.
Uma parte integral desse processo é a escuta silenciosa, a observação cuidadosa e o interesse real pelos outros, todos elementos fundamentais sem os quais a verdadeira empatia não poderia existir. Com calor e doçura nossos amigos de quatro patas sabem dar carinho e conforto sem precisar de mais nada.
Este é um dos muitos exemplos que os seres humanos devem tomar: em vez de usar tantas palavras ou estratégias psicológicas complexas, um simples abraço, uma carícia ou o contato de uma mão no ombro podem ser suficientes para demonstrar amor e compreensão.
Adotar um animal na família é uma ideia de grande valor pedagógico e educacional, bem como simplesmente algo que dá alegria e felicidade. Graças a um animal de estimação, os pequenos entendem o que significa ser realmente compreensivo, doar o que você tem de melhor, de maneira desinteressada, e também aprender o senso de responsabilidade. O respeito pelos animais reflete a natureza e o meio ambiente, abrindo a mente para a importância de cada criatura para o ecossistema. Para uma criança, a vida com um cão ou gato não é apenas mais completa, mas também é o caminho para crescer como uma pessoa saudável.