Uma mulher faz bonecas com as mesmas deficiências ou problemas das crianças: quando as recebem, as reações são comoventes
Toda criança deve poder desfrutar de sua infância despreocupada; infelizmente para alguns é muito difícil. São crianças que sofrem de patologias que as obrigam a aceitar, desde muito tenra idade, uma vida dura e implacável, diante da qual elas só podem se armar com tanta coragem e força de vontade para desafiá-la.
Nessa perspectiva, aqueles momentos em que eles podem se sentir normais, como os outros, e viver sua tenra idade com alegria se tornam preciosos: esse é o verdadeiro presente que Amy Jandrisevits queria dar a essas crianças ao lançar sua iniciativa de bonecos terapêuticos "A Doll Like Me".
A inspiração para tal iniciativa, Amy teve quando trabalhou no departamento de oncologia pediátrica como assistente social. Amy lembra que "no meu tempo, trabalhando com crianças, usei bonecas em brincadeiras para ajudar as crianças a se expressarem".
O objetivo era fazer com que as crianças se sentissem melhores, distraindo-as de sua doença e elevando seu moral. No entanto, Amy reconhece que "é difícil dizer a uma criança que ela é bonita, se ele não encontrar nada ou alguém parecido com ela".
Amy então percebe como é terapêutico para as crianças verem suas diferenças refletidas nas coisas com as quais brincam; surge, portanto, a idéia de criar bonecos não tradicionais para crianças com deficiência, que reproduzem suas características físicas, problemas médicos e etnia.
Apesar do alto custo - US$ 100 por boneca - Amy lançou uma campanha de arrecadação de fundos no GoFundMe para financiar a compra para as famílias que não podem pagar por elas; ela também iniciou uma colaboração com um hospital pediátrico.
Seu objetivo seria distribuí-las gratuitamente para as crianças que deles necessitam; na verdade, "se considerarmos a saúde mental como uma parte necessária dos cuidados médicos, essa é a chave".
Até agora, Amy fez 300 bonecas, e por seus esforços e louvável iniciativa, ela foi selecionada como Hero da GoFundMe: um reconhecimento que Amy recebeu com estas palavras:
"É uma honra ser reconhecida pelo meu trabalho de amor e é ótimo que os outros acreditem no poder da representação. As bonecas são uma maneira tangível de compartilhar gentileza e aceitação dos problemas. Essas crianças são perfeitas do jeito que são!"
Neste vídeo você pode observar a reação entusiasta de uma garotinha que recebe sua boneca homóloga: não há realmente nenhum preço para uma alegria semelhante de uma criança que, como esta, passou por maus momentos, mas agora, também graças a uma boneca, pode aprender a se aceitar e começar a sorrir de novo.