8 hábitos diários que podem melhorar a vida das crianças e de seus pais
A tendência atual dos pais é manter seus filhos ocupados com programas variados: desde atividades após a escola, como esportes, reuniões de escoteiros, atividades artísticas, sem mencionar a babá sempre presente.
Obviamente, junto com a escola, acredita-se que todas essas ocupações contribuem para o crescimento saudável das crianças; e, sem dúvida, é verdade.
No entanto, não devemos esquecer que o verdadeiro fundamento de uma boa educação é em casa, na família, onde - para esse fim - é bom adotar estes 8 hábitos simples.
1. Abrace-o frequentemente. Quando uma criança se sente amada, seu cérebro libera oxitocina, o hormônio do amor, que tem muitos efeitos benéficos no corpo. Ao abraçar seu filho, você ajuda a torná-lo mais inteligente, estimula os sentidos e o mantém saudável, à medida que o sistema imunológico é fortalecido.
2. Fique junto com ele. Gastar tempo de qualidade com o seu filho é essencial para proporcionar-lhe memórias de infância bonitas e construtivas, capazes de influenciar o seu crescimento de uma forma positiva. De fato, é muito improvável que seu filho se lembre de um jogo de seu videogame favorito, mas ele certamente se lembrará com alegria quando vocês brincaram juntos, foram ao lago ou simplesmente colheram frutas.
Thingstodoinbarcelona/wikimedia
3. Brincar ao ar livre. Há muitos benefícios físicos e mentais de se passar o tempo ao ar livre, se divertindo, mas de uma maneira desestruturada, como por exemplo fazer uma viagem: na verdade, a criança desenvolve habilidades adaptativas, de julgamento e de tomada de decisão. Jogos ao ar livre reduzem o estresse, aumentam a vitamina D e criam estabilidade emocional.
4. Crie rotinas e responsabilidades. Hábitos infundem segurança nas crianças e as ajudam a desenvolver autodisciplina; uma forma ideal, por exemplo, é fazê-los participar de tarefas domésticas - sempre de acordo com suas habilidades: organizando seus brinquedos, fazendo suas próprias camas, ajudando com compras, alimentando animais de estimação, ajudando nos cuidados do jardim e muito mais, todas essas são pequenas atividades que infundem a ética de trabalho na criança.
5. Sono equilibrado. Dormir é essencial para permitir que o cérebro se desenvolva de maneira saudável, especialmente quando o dia foi muito ocupado. Uma criança bem descansada fica mais atenta na escola, aumenta o potencial de aprendizado e diminui a hiperatividade. Estabeleça bons hábitos de sono, como horários constantes, limite para atividades estimulantes e televisão antes de ir dormir e iluminação suave no quarto.
6. Leia todos os dias. Numerosos estudos mostram que a leitura precoce com crianças as ajuda a aprender a falar, interagir, estabelecer relações sociais e desenvolver inteligência emocional. Não surpreendentemente, um dos momentos que as crianças mais se lembram é de quando os pais liam para elas.
7. Relacionamento saudável entre pais. As crianças tomam um exemplo daquilo que vêem em casa, em primeiro lugar: uma relação saudável entre pais ajuda-os a sentirem-se seguros e a aprender a construir relações igualmente positivas na vida. Portanto, é bom que os pais se abraçem várias vezes por dia, parabenizem-se, dêem as mãos e conversem regularmente.
8. Perdão. Esse é um ato fundamental para garantir a felicidade de seus filhos: o perdão desencadeia emoções positivas, ensina a moralidade cognitiva e melhora a percepção e o controle emocional. As crianças que perdoam têm uma mente mais clara e pacífica, o que favorece a aprendizagem, a criatividade e, finalmente, a chance de ser feliz.
Esses hábitos são tão simples que certamente já estão presentes em sua família, mas eles realmente permitem que você dê uma base sólida para a educação de seu filho, sobre a qual construir sua própria personalidade e vida.