Problemas na tireoide: 12 sintomas comuns que não devem ser subestimados

Nosso corpo constantemente "fala" conosco, nos informando sobre nosso estado de saúde. Mesmo quando parece absurdo, é bom não negligenciar suas mensagens, porque todo órgão tem seu papel preciso. A tireoide, por exemplo, é uma pequena glândula que regula a produção do hormônio TH, regula o batimento cardíaco, o metabolismo e a temperatura. Às vezes pode funcionar "demais" ou "de menos", causando vários problemas. Aqui estão alguns sinais que podem revelar um problema na tiróide.
via medicinenet.com

- Hipertensão. Se você costuma ter pressão alta, mesmo sem recorrer a medicamentos específicos, e mesmo depois de comer em maneira saudável e de fazer esportes, é melhor verificar se a sua tireóide está bem.
- Mudanças no apetite e na percepção de sabores. O hipertireoidismo pode causar um aumento dramático na sensação de fome, comprometendo o paladar e o olfato.
- Senso de desconforto na garganta e no pescoço. A tireóide está localizada no pescoço, portanto, uma sensação de desconforto nessa área do corpo pode ser uma manifestação de seu mau funcionamento.
- Cãibras ou dores musculares. Contratura e dor, mesmo sem intensa atividade física, podem ser sintomas de uma tireoide que não cumpre seu dever.
- Coração que palpita. O clássico "sopro" no coração ou extra-sistólico pode ser um efeito de um excesso de hormônios tireoidianos em circulação.
- Cabeça "vazia". Estresse ou idade podem contribuir para diminuir as habilidades cognitivas, mas se isso acontecer de maneira repentina e rapidamente, você precisa se preocupar.

- Pele seca e cabelos fracos. Um metabolismo mais lento está associado a menos transpiração com epiderme mal hidratada. O mesmo vale para a perda de cabelo, devido à interrupção de seu ciclo natural de crescimento.
- Aumento de peso. Se o seu peso subir sem que você tenha modificado o seu estilo de vida e os hábitos alimentares, a tiróirde também devem ser verificada.
- Queda no desejo sexual. Níveis baixos de hormônios tireoidianos são uma das causas da baixa libido.
- Transtornos do humor. Superprodução ou deficiência de hormônio tireoidiano influencia os níveis de serotonina, fazendo com que você se sinta ansioso e irritável, ou triste e deprimido.
- Constipação. Se o funcionamento normal da tireóide diminui ou até mesmo para, o sistema digestivo também é afetado, causando constipação.
- Sentir-se "sem energias" às vezes é normal, diferente de quando a sonolência e a fadiga começam a ficar constantes e irritantes.

Existe também um método para realizar uma espécie de autodiagnóstico da tireoide, olhando no espelho a região inferior do pescoço, acima das clavículas, abaixo das cordas vocais. Inclinar a cabeça para a direita enquanto engolir pode mostrar protuberâncias (não confundir com o pomo de Adão). Se você notar alguma saliência nesta área, é aconselhável consultar o médico. Às vezes, uma tireóide aumentada pode ocorrer devido a nódulos (na maioria dos casos benignos), que devem ser sempre devidamente analisados.