Comer chocolate todos os dias faz bem para o cérebro, é o que afirma um estudo italiano
Se nunca falta uma barra de chocolate na sua despensa, ou alguma pequena guloseima que o contenha, há boas notícias para você.
Você provavelmente já sabe que a ciência mostrou que o chocolate amargo é muito bom para a saúde do sistema cardiovascular. Bem, agora parece que o chocolate é saudável para outro órgão: o nosso cérebro!
Aqui estão todos os detalhes dessa ótima notícia.
via sciencedaily.com
O estudo vem da Università de l'Aquila, onde um grupo de pesquisadores observou que o consumo regular de alimentos à base de cacau pode melhorar certos aspectos da função cerebral, incluindo atenção, memória e velocidade dos processos.
O aspecto mais surpreendente da pesquisa com chocolate é que esse ingrediente ajudou a neutralizar o declínio cognitivo de alguns pacientes sujeitos a formas de demência: "O consumo regular de cacau e chocolate pode ter, sem dúvidas, efeitos sobre as funções cognitivas ao longo do tempo", disse um dos pesquisadores.
O segredo do chocolate pode ser encontrado nos flavonóides, compostos presentes no cacau, que ajudam muito as funções do cérebro: os flavonóides aumentam o volume de sangue que chega ao hipocampo, uma parte do cérebro que se deteriora com o envelhecimento.
Como os próprios pesquisadores acrescentam, preste atenção aos efeitos colaterais do chocolate ou, melhor dizendo, dos ingredientes que frequentemente acompanham os alimentos à base de chocolate. De fato, o açúcar e várias gorduras adicionadas podem pesar na ingestão calórica diária.
A solução não é comer menos chocolate, mas escolher o caminho certo: para aproveitar todos os benefícios do chocolate, reduzindo os aspectos negativos, é melhor escolher uma barra de chocolate escuro para comer todos os dias!