O perdão é uma cura para a alma, mas não quer dizer esquecer o que aconteceu

por Roberta Freitas

08 Março 2019

O perdão é uma cura para a alma, mas não quer dizer esquecer o que aconteceu
Advertisement

O perdão é uma poderosa cura para a alma, é redenção tanto para aqueles que a concedem como para aqueles que a recebem. Significa dar aos outros e a si mesmo uma segunda chance, libertar-se da dor e permitir que a vida comece de novo. Perdoar alguém, no entanto, não implica que devem continuar sendo parte de sua história, é possível aceitar um pedido de desculpas, sem cancelar os erros ou falhas. É possível decidir se afastar sem ser injusto por isso. 

via thoughtcatalog.com

Unsplash

Unsplash

Muitas vezes, as pessoas erradas são perdoadas, acreditando dessa forma de unir os pedaços de um coração partido junto com um relacionamento despedaçado. Esse presente deve ser dado somente àqueles que realmente o merecem, e mesmo assim, é quase sempre impossível fazer com que as coisas fiquem como antes. A confiança perdida, juntamente com o tempo, não podem ser recuperados, mas pode-se continuar a caminhada sem o peso sobre os ombros.

No amor como na amizade o perdão significa apagar o fogo causado pelo parceiro ou amigo, deixar de alimentá-lo com tristeza, decepção e ressentimento. Se e quando você puder começar de novo, só dependerá de nós mesmos. Distanciar-nos daqueles que nos prejudicaram, mesmo depois de tê-los perdoado, não é maldade ou repugnância, é apenas uma maneira de nos protegermos de algo que poderia acontecer novamente.

Se a história não pode ser reescrita, no entanto, pode-se escolher quem fará parte dela, mantendo aqueles que não merecem no passado. Não há nada de errado em ir em frente deixando alguém para trás, é uma questão de autoestima e dignidade pessoal. O único dever que temos é para com nós mesmos, certamente não com aqueles que não foram capazes de nos apreciar, mesmo que tenhamos escolhido esquecer esse sofrimento.

Advertisement
O perdão é uma cura para a alma, mas não quer dizer esquecer o que aconteceu - 2

Uma nova vida está lá fora, espera que com o perdão nós consigamos nos despedir do passado, dizendo adeus a todas as pessoas que não souberam como fazer a diferença quando faziam parte dela. As desculpas não são o passaporte para novas feridas, e aceitá-las não é sinal de fraqueza, pelo contrário. Também é preciso muita força para admitir que demos a alguém o poder de nos machucar, aprendendo assim uma ótima lição. O perdão é aquela pequena pedra que traz equilíbrio à balança, removendo-a de dentro do sapato onde machucava, permitindo-nos continuar nossa caminhada. 

Advertisement