Veja a estratégia que algumas pessoas usam para terem sempre razão

por Roberta Freitas

07 Março 2019

Veja a estratégia que algumas pessoas usam para terem sempre razão
Advertisement

Viver com um narcisista perverso é uma das formas mais tóxicas e prejudiciais de relacionamento. Esse tipo de indivíduo tem a capacidade de transformar a realidade a seu favor, passando de executores a vítimas, enquanto as verdadeiras vítimas assumem toda a culpa. Essas pessoas têm uma necessidade distorcida de manter emocionalmente os outros como reféns, exercendo controle sob todas as circunstâncias. Aqui estão suas principais estratégias:

Max Pixel

Max Pixel

  • Desatenção seletiva. É uma maneira de desdenhar, distrair do único propósito real, encontrar algo nas palavras do outro para inventar uma mentira convincente.
  • Racionalização. Encontrando uma explicação lógica e coerente, o narcisista tenta justificar qualquer comportamento, por mais inaceitável que possa parecer inicialmente. Em prática, tentam fazer aceitar o que era absurdo.
  • Desvio. Movendo o centro da conversa para outra coisa, a principal razão da discussão se dispersa, sua gravidade é reduzida e, portanto, pode manipular o interlocutor.
  • Culpa. Quem não tem consciência sabe como usar a dos outros como uma arma para ferí-lo e torturá-lo.
  • Negação. Um narcisista perverso contesta a evidência dos fatos porque toda mentira é baseada em outras e uma verdade faria todo o seu castelo de cartas desmoronar. Confusão, sentimentos de culpa e acusações "injustas" fazem com que a vítima até peça perdão por suas próprias suspeitas.
  • Minimização. Ao redimensionar a gravidade ou a importância de ações ou palavras, tentam justificar qualquer coisa.
  • Humilhação. Com comentários mistos e pungentes, ofensivos e sarcásticos, os narcisistas perversos alimentam o medo e a insegurança dos outros, fazendo com que se sintam envergonhados e inadequados.
  • Ameaça velada. Os narcisistas perversos são mestres em disfarçar intimamente, criando ansiedade, tensão e pressão psicológica.
Advertisement
pxhere

pxhere

Traições, humilhações, fugas e retornos são o pão cotidiano para os narcisistas perversos, porque o único modo de vida que eles conhecem é aquele de sugar os outros como gananciosos vampiros. Muitas vezes, esse tipo de pessoa tem um relacionamento duplo ou triplo, porque ser capaz de enganar o maior número de pessoas os gratifica e exalta. Não é fácil identificá-los, e é ainda menos fácil se livrar deles, mas agora que você sabe algo mais, da próxima vez que você detectar algum desses comportamentos, comece a fazer o que puder para se salvar.

Advertisement