A verdade se mantém em pé sozinha, a mentira deve ter cúmplices
Mentir significa trair os outros e a nós mesmos, dizer a verdade nos liberta, nos ajuda a viver juntos e a aprender com nossos erros. Ninguém é infalível e todo mundo tem o direito de errar, o importante é admitir, aceitar suas responsabilidades, sem álibis ou desculpas que antes parecem nos fazer sentir melhor, mas a longo prazo nos desgastam. As mentiras podem parecer caminhos fáceis e diretos, mas isso inevitavelmente leva a um beco sem saída.
A verdade está em pé sozinha, a mentira precisa se "segurar", mas é apenas uma questão de tempo, porque ela acaba colapsando sob seu próprio peso. Às vezes pode ser doloroso encarar a realidade, dizer as coisas como elas são ou ouví-las de alguém, mas é um preço pequeno a pagar por uma vida mais serena e leve. Por trás de uma mentira, há sempre algo não resolvido que está se arrastando por um longo tempo, perdendo peças ao longo do caminho e nos fazendo perder o caminho certo.
A verdade é harmonia e equilíbrio, permite que alguém perdoe a si mesmo e aos outros, para que se possa continuar o caminho sem remorso ou arrependimento. Quando dizemos o falso, quando não somos consistentes com nossas ações, com nossos valores, tudo isso continua a nos assombrar, carregando o presente com nosso passado. O tempo não conta, mais cedo ou mais tarde, de uma maneira ou de outra, se não fecharmos a conta ela será apresentada para nós no futuro.
Sinceridade é um presente, um dom, uma qualidade da qual ser orgulhoso. Mentir é uma máscara que devemos nos lembrar de usar todos os dias, até esquecermos nossa verdadeira face. Poucas coisas podem ser tão sedutoras quanto mentiras, mas nada se compara ao sentimento de paz que só a verdade pode oferecer.
Qualquer um pode mentir, mas somente aqueles que realmente têm coragem podem ser honestos até o fim. Saber que isso nos faz sentir satisfeitos com nós mesmos, valoriza o que somos, ao que nos ensinaram e nos torna melhores. A mentira é como uma criatura que precisa ser continuamente nutrida, a ponto de nos secar completamente.
A verdade é ela própria a nutrição da alma, fazendo-nos adquirir um aspecto diferente também aos olhos dos outros. Oferecendo ao próximo a mesma honestidade com a qual gostaríamos de ser tratados, isso significa jogar uma pedra em um lago, tornando-se parte de uma onda cada vez maior.