Sua mãe fazia bem em dizer para você arrumar o quarto: um ambiente organizado pode melhorar a sua vida
Gerações de adolescentes e jovens de ontem e de hoje ouviram por anos a própria mãe gritando para reorganizar seu quarto pensando entediados que se tratasse de uma coisa totalmente desnecessária. Mas agora a ciência fez uma descoberta importante: as mães estavam certas.
Um estudo descobriu que manter o quarto limpo e organizado está associado a um estilo de vida mais saudável, reduzindo o estresse ou desenvolvendo pensamentos e sentimentos depressivos.
Quando éramos jovens, parecia uma injustiça ou uma imposição, mas aprender a manter o quarto arrumado determina muitos benefícios na vida adulta.
Entre as vantagens destacadas pela pesquisa, destaca-se a maior propensão a escolher hábitos alimentares corretos. Foi descoberto colocando dois grupos distintos em uma sala ordenada e desordenada. Ambos foram convidados a escolher entre dois tipos de lanche de forma instintiva, entre uma maçã e uma barra de chocolate. Observou-se, assim, que na sala desarrumada havia maior probabilidade de as pessoas optarem pelo chocolate, enquanto no outro quase todos os participantes apontavam para a maçã.
O mesmo experimento foi repetido avaliando o sentido de "generosidade", pedindo aos dois grupos que doassem dinheiro para a caridade. Mais uma vez, o caos influenciou as pessoas, tornando-as decididamente mais "mão de vacas", enquanto a ordem estimulou o sentimento de altruísmo.
Então, qual é a conclusão? Melhor ser arrumado, generoso e saudável ou bagunçado, mas brilhante e criativo? A ciência é sempre a resposta, afirmando sem dúvida que... devemos encontrar um meio termo.
Na prática, não existe uma regra infalível e válida para todos, mas podemos aproveitar o efeito que o ambiente exerce sobre nossa condição psicofísica. Um bom meio termo pode ser arrumar a casa sempre que você tiver tempo suficiente para fazê-lo, para se sentir mais lúcido, saudável e eficiente.
Então, quando o rigor excessivo começa a nos fazer sentir oprimidos, aprisionando nosso estilo e nossa personalidade, é hora de deixar a cama desfeita, alguma gaveta aberta e deixar roupas onde preferirmos.
Se neste momento você está ouvindo o telefone tocar, significa que a sua mãe leu o artigo e está ligando para gritar: "eu disse"!