Veja o que acontece com seu corpo quando você usa esmalte nas unhas
O esmalte dá aquele toque de caráter e elegância que imediatamente faz com que cada mulher se sinta mais bonita e segura; e, de fato, desde a infância, é impossível resistir à tentação de pintar as unhas. Qual cor escolher? E qual decoração? Se não podemos negar o valor estético do esmalte, temos que tomar cuidado com seus efeitos sobre a saúde.
Já em 2015, um estudo realizado pela Duke University e pelo Environmental Working Group destacou as consequências tóxicas da aplicação de esmalte: após apenas 10 horas, 100% da amostra de mulheres pesquisadas mostraram traços de trifenil fosfato no corpo. Vamos ver o que é e quais são os outros riscos relacionados ao uso de esmalte de baixa qualidade.
via USA Today
Cerca de 20% dos esmaltes no mercado contém um produto químico perigoso, mesmo que não esteja especificado no rótulo: trifenil fosfato (ou TPHP). É uma neurotoxina capaz de alterar o funcionamento do tecido nervoso, causando também danos neurológicos. Além disso, este produto químico pode irritar a pele das mãos, dando origem a fenômenos alérgicos - não só.
De fato, o TPHP é capaz de alterar o equilíbrio hormonal, interrompendo alguns processos hormonais ou modificando seu funcionamento; portanto, pode gerar distúrbios da saúde reprodutiva. É especialmente perigoso para as meninas que usam regularmente esmalte para unhas, pois isso pode interferir no seu desenvolvimento saudável.
Mas o fosfato de trifenilo não é a única substância nociva presente nos esmaltes: há outras.
Outros responsáveis pela toxicidade dos esmaltes são:
1. Formaldeído. Gás incolor que aumenta a vida útil dos esmaltes, mas é carcinógeno, o que causa vários sintomas, como prurido na garganta, asma e dificuldade para respirar; em casos graves, também problemas cardíacos e convulsões.
2. Tolueno. É um solvente que confere às unhas uma textura suave. Pode causar danos ao sistema nervoso central e ao sistema reprodutivo, além de sintomas como dores de cabeça, fraqueza, desmaios e náuseas.
3. Dibutilftalato. Usado como uma fragrância, é um produto tão tóxico que foi banido; no entanto, alguns países continuam a usá-lo. Pode causar distúrbios endócrinos, doenças reprodutivas e do trato respiratório.
4. Cânfora. Em grandes quantidades, é venenosa e, se ingerida, causa convulsões, hiperatividade muscular, alucinações, náusea e tontura.
Para não correr riscos, é melhor confiar em marcas de alta qualidade, ou escolher entre 5-Free ou 3-Free, se não aqueles veganos também: desta forma você não terá que desistir desse hábito, sem ter que se preocupar com sua saúde.
- https://www.ewg.org/research/nailed/nail-polish-chemical-doubles-furniture-fire-retardant
- https://www.ewg.org/release/duke-ewg-study-finds-toxic-nail-polish-chemical-women-s-bodies
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26485058
- https://eu.usatoday.com/story/news/2016/01/18/study-finds-nail-polish-chemical-ends-up-body/78964118/
- https://www.huffpost.com/entry/nail-polish-chemicals-entering-the-body_n_5627e311e4b02f6a900f59c7