A paciência e o silêncio podem ser sinais de uma personalidade emocionalmente muito forte

Silêncio e paciência são dois lados da mesma moeda, dois elementos que, se devidamente cultivados e combinados, podem nos ajudar a viver melhor e tornar nossas ações mais eficazes. Muitas pessoas - as mais afortunadas - já nascem com essas inclinações, mas outras precisam aprender a implementá-las, através de um trabalho sobre si mesmas e da análise de experiências de vida. Vamos ver quais são as características dessas duas atitudes benéficas.
A paciência

Ser paciente significa ter uma grande virtude, uma qualidade rara e que ainda mais raramente podemos aprender ou aplicar quando necessário. Na vida nenhum resultado é garantido, muitas vezes as coisas vão no sentido oposto aos nossos desejos, mas isso não significa que saber esperar pelas situações não pode mudar a nosso favor.
Paciência é a capacidade de não se render, a calma em aceitar o que acontece, para que você possa ser lúcido o suficiente para reagir e implementar as contramedidas apropriadas. Apenas com o tempo você aprende a esperar, para aproveitar o momento certo para agir.
Os que estão com pressa geralmente pensam que perderam o último trem, quando na verdade era só um pouco atrasado, basta ter a paciência de esperar.
O silêncio

Ser silencioso não significa não dar voz à sua opinião, mas simplesmente entender quando é hora de calar a boca. O silêncio é a pausa que nos permite ouvir os outros, e isso nos dá o direito de falar quando a nossa vez chegar. O silêncio é uma forma discreta de respeito, e é também uma maneira de expressar cumplicidade.
Muitas vezes, quando você está com um estranho e há muito silêncio, você está inclinado a dizer qualquer coisa porque se sente desconfortável. Por outro lado, quando há familiaridade e compreensão, você nem precisa de uma palavra, basta estar presente e desfrutar do prazer de estar junto, unidos por um vínculo profundo e invisível.
O silêncio também é um presente porque nos dá a oportunidade de perceber tudo o que nos rodeia, das coisas às pessoas, da natureza à nossa vida interior.
Paciência e silêncio, duas faces da mesma moeda, que nos ajudam a desenvolver nossa personalidade e a nos tornarmos melhores indivíduos.