10 propriedades benéficas do pistache que você não conhecia
O pistache é uma árvore com frutos secos, pertencente à família das castanhas e capaz de atingir 11-12 metros de altura.
Suas origens estão no território entre a Síria e a Pérsia, e é conhecido e apreciado desde os tempos antigos não apenas pelo seu sabor inconfundível - o que o torna um ingrediente muito versátil na cozinha - mas também por suas muitas propriedades terapêuticas.
Estes são os 9 benefícios do pistache para a saúde.
1. Coração. Pistaches ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, graças ao teor de ácido fólico; além disso, o resveratrol dos frutos ajuda a regular a pressão sanguínea.
2. Energia. O pistache é rico em vitaminas, incluindo B1, muito útil para transformar carboidratos em energia.
3. Vista. Entre outras vitaminas, a A ajuda a proteger a retina, prevenindo distúrbios e doenças relacionadas aos olhos.
5. Sistema imunológico. Esta riqueza vitamínica do pistache o torna formidável como aliado no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção de resfriados, especialmente pelo alto conteúdo de vitamina C e E.
5. Retenção de líquido. O potássio contido nos pistaches previne e contrasta a retenção de líquidos, eliminando o inchaço causado por eles.
6. Cérebro. O resveratrol e a arginina são dois vasodilatadores que, presentes nos pistaches, ajudam a prevenir a doença de Alzheimer, a demência senil e a arteriosclerose.
7. Memória. Graças ao fósforo, os pistache atuam positivamente no sistema nervoso central e nos neurônios, induzindo uma melhora na capacidade de memória.
8. Anemia. Rico em ferro, estes frutos secos ajudam na prevenção e tratamento da anemia.
9. Relaxando. Pistaches também contêm magnésio, um mineral eficaz na luta contra a ansiedade e estados de raiva, contribuindo para o relaxamento geral do corpo.
Se você gosta deles como um lanche saboroso, ou na forma de sorvete cremoso, o importante é nunca perder o pistache em sua dieta diária: você terá benefícios indubitáveis, bem como deliciar o paladar!