Ser feliz e sentir emoções positivas reforça o sistema imunológico
Infelizmente, muitos de nós aprendemos, às nossas próprias custas, que na vida nunca devemos aceitar nada como garantido. Nunca podemos saber o que o destino nos reserva e, por isso, devemos tentar viver sempre ao máximo, aproveitando cada momento disponível. Para fazer isso, temos duas maneiras bastante intuitivas que fazem a diferença: um estilo de vida saudável e um pensamento orientado positivamente.
Se os benefícios do estilo de vida saudável são bastante óbvios, provavelmente nem todos têm claras as vantagens de se concentrar em seu bem-estar emocional e psicológico.
via psicoadvisor.com
Muitos estudos mostraram, que a química do corpo é diretamente influenciada por nossa condição mental. Um organismo psicologicamente estressado cercado de negatividade tenderá a ter um sistema imunológico mais fraco e estará mais exposto ao aparecimento de problemas de vários tipos. Perceber em nós a hostilidade e a inveja dos outros ou, pelo contrário, sermos nós mesmos a abrigar esses sentimentos negativos, nos sobrecarrega e nos faz usar nossas reservas de energia.
É claro que não podemos dizer que a "terapia do sorriso" - como muitas pessoas a chamam - pode curar todas as doenças, mas certamente tem uma influência positiva na capacidade do corpo e da mente de enfrentar possíveis ameaças à saúde.
A felicidade é, portanto, um verdadeiro complemento para o sistema imunológico, melhor do que qualquer multivitamínico! Também é gratuita e absolutamente natural.
Veja alguns conselhos para abraçar um estilo de vida benéfico, seja para o corpo que para a mente:
- Aprenda a se aceitar. Ninguém é perfeito: o segredo é se sentir bem consigo mesmo; tentar melhorar é positivo, mas devemos viver com a consciência de que somos especiais porque somos únicos.
- Encontre o seu lugar no mundo. Quer se trate de família, trabalho, fé ou outro, é essencial dar sentido à nossa existência.
- Seja sempre curioso. Experimentar coisas diferentes e estar sempre aprendendo impede o cérebro de cair na rotina.
- Defina metas. Ter um propósito é a faísca que nos faz levantar todas as manhãs. Cada pequeno objetivo pode se tornar um novo ponto de partida.
- Desenvolva a resiliência, ou seja, a capacidade de reagir à adversidade. Existem eventos que não podem ser alterados, a abordagem pode ser alterada no gerenciamento deles.
- Faça algo pelos outros. Ajudar os outros, tanto materialmente quanto dedicando seu tempo, aumenta o bem-estar e faz com que você se sinta satisfeito.
- Construa boas relações sociais. Amor, amizade, boas relações de trabalho são os alicerces para a construção da autoestima.
- Cuide-se. Exercitar-se regularmente e comer bem ajuda a manter seu corpo saudável e, portanto, também melhora seu humor.
- Aproveite o presente. Estar presente no aqui e agora é o antídoto para a melancolia do passado ou a ansiedade do futuro.
- Aprenda a ver o copo meio cheio. Encontrar o lado positivo nas coisas da vida cria um círculo virtuoso que nos torna mais serenos.
Em suma, para ser realmente feliz, tudo o que você tem a fazer é tentar viver uma vida plena e densa, aproveitando todas as oportunidades, afirmando relacionamentos humanos de qualidade e dando maior valor ao que você é.