7 modos com os quais nos manipulam sem que a gente se dê por conta
Todos nós desejamos o melhor para aqueles que amamos, e é normal que, dentro dos limites de nossas possibilidades, trabalhemos para que isso aconteça, mesmo que às vezes nosso conceito do que é bom para eles não corresponda ao que eles pensam.
Por isso, tentamos convencê-los do nosso ponto de vista, e às vezes conseguimos, outras não: aconteça o que acontecer, não teremos invadido a liberdade de escolha do outro, que pode decidir de forma independente - talvez enriquecido com uma perspectiva diferente a partir da qual considerar as questões.
No entanto, há pessoas que não se contentam em expressar suas opiniões, mas pretendem controlar a vida dos outros à vontade, usando esses 7 mecanismos de manipulação.
1. Culpa. Quando alguém julga seu comportamento identificando falhas que você não tem, ele o faz agir de forma impulsiva consciente de confiar em uma emoção intensa. Não caia na armadilha e mantenha seu julgamento.
2. Faz você se sentir inseguro. Quem, sentindo suas fraquezas, aproveita-se para explorá-las para sua vantagem, aumenta sua sensação de insegurança, tornando-o mais facilmente manipulável. Fique atento àqueles que o criticam, ridicularizam ou diminuem suas ideias e ações.
3. Se vitimiza. O manipulador se apresenta como uma pessoa frágil, que necessita de compreensão: assim ele obtém sua compaixão, desencadeando a semente da culpa.
4. Alimenta o narcisismo. Uma das armas com as quais o manipulador ganha seu favor é a adulação, com a qual você reduz suas defesas para poder se controlar melhor.
5. Intimida. Sem levantar a voz ou usar ameaças, o manipulador incute em você a dúvida e o medo diante dos perigos imaginários.
6. Cria discórdias falsas. "Divida e governe", os romanos costumavam dizer. O manipulador gera tensões e conflitos, fazendo crer que ele deve receber um tratamento especial e força você a agir da maneira que ele quer.
7. É o falso idiota. O manipulador finge ter limites que não tem, para justificar o fato de não poder agir como aconselha os outros. Da mesma forma, ele finge não entender as perguntas e as palavras dos outros, para tirar de si mesmo a responsabilidade de seus conselhos.
Os manipuladores implementam suas técnicas de maneira sutil e insidiosa; portanto, devemos manter os olhos bem abertos e, conscientes do que acabamos de descrever, olhar em volta para desmascará-los, evitando fazer - sem saber - o jogo deles. Nossa liberdade de discernimento e escolha é essencial para alcançar nossos objetivos e sermos nós mesmos na vida: defenda-a.