Este desenho nos faz entender por que muitos casais não conseguem se entender de verdade
Em um relacionamento é muito normal discutir. Seria estranho o contrário, um casal que nunca discute é um casal com problemas: brigamos porque reagimos instintivamente, porque não damos o peso certo às palavras, porque estamos cansados. Quem não discute, talvez, é porque mantém tudo dentro, porque não tem interesse em desfazer os nós, mas sabemos bem como é o fim desses casais.
Então, por que os casais felizes costumam cair em desentendimentos e brigas? Aqui está um desenho que, por mais simples que seja, mostra isso claramente.
Nos relacionamentos, especialmente naqueles amorosos, é fundamental saber mudar o ponto de vista: colocar-se no lugar do outro. Mais frequentemente, porém, permanece-se preso em suas próprias razões, imóvel em sua maneira de ver as coisas.
Este desenho nos ensina que na vida e no amor é fundamental saber ver as coisas de uma perspectiva diferente, por exemplo, daquela do parceiro: aqui está uma história que serve de exemplo.
Um homem e uma mulher encontram-se numa situação em que a colaboração é fundamental: é necessário que o homem use toda a sua força para erguer a parceira, mas também que ela se agarre na rocha para facilitar a sua subida.
A mulher, no entanto, não sabe que nas costas do homem há uma pedra que o esmaga. O homem, por outro lado, não sabe que na caverna há uma cobra que está mordendo a mulher.
Os dois continuam a gritar um ao outro:
Ela: "Eu vou cair! Por que você não faz um pouco mais de força?"
Ele: "Eu não posso fazer isso! Por que você não tenta subir um pouco mais?"
A moral do desenho é muito simples: na vida, nos relacionamos com os outros sem conhecer os seus problemas, e outros se relacionam conosco inconscientes dos nossos.
Mas quando há amor, a família ou pessoas que gostamos no meio, é preciso fazer um esforço, sempre tentando entender o outro e então entender um ao outro. Essa é a chave para sair ileso das brigas, mais forte do que antes!