Quem é feliz com si mesmo não fala mal dos outros

por Roberta Freitas

17 Fevereiro 2019

Quem é feliz com si mesmo não fala mal dos outros
Advertisement

Acontece todos os dias de lidar com pessoas que não fazem nada além de criticar o trabalho dos outros, apontar o dedo e fazer julgamentos. Essas pessoas provavelmente estão infelizes. Ficar à vontade consigo mesmo, ter calma, conhecer o seu valor e saber em qual direção você está indo, quer dizer ser feliz. Quem está nesse estado de graça, nesse estado de espírito de paz não tem necessidade de falar mal dos outros ou expressar sua opinião a todo custo.

Aqueles que são felizes têm apenas uma tarefa, tentar continuar sendo assim. Por outro lado, aqueles que não estão satisfeitos com seu trabalho, seu relacionamento, suas vidas, estão sempre prontos para culpar algo ou alguém, para "cuspir sentenças", mesmo que ninguém tenha pedido sua opinião. Esse comportamento nada mais é do que um mecanismo de defesa, significa ignorar ou negar a própria infelicidade. 

via psicoadvisor.com

Quem é feliz com si mesmo não fala mal dos outros - 1

Uma vez que isto tenha sido esclarecido, devemos tentar nos afastar de tais pessoas negativas, porque a sua influência pode ser prejudicial para a nossa saúde psicofísica. Na vida, é bom ouvir críticas apenas quando elas são construtivas e motivadas. Isso nos impulsiona a crescer, a aprender com nossos erros e melhorar.

Outro discurso é quando um "polegar para baixo" é apenas uma maneira de destruir o outro de graça, talvez tendo prazer em tê-lo feito. Para proteger a própria felicidade, é preciso lembrar que o pensamento dos outros corresponde à "sua realidade" não à nossa. As pessoas só têm poder sobre nosso estado emocional se o dermos a elas. Cada um tem seu próprio caminho, seu próprio universo interior, que ninguém mais pode compreender ou decifrar completamente. O que temos que fazer é nos concentrar em nossa existência, corrigindo erros e tentando obter as melhores lições.  

Advertisement
Unsplash

Unsplash

Sempre haverá alguém pronto para nos desafiar ou nos rotular, mas o nosso único dever é com nós mesmos, por isso devemos continuar nosso caminho fazendo apenas o que achamos que é certo.

Advertisement