Publicar fotos do seu filho na Internet esconde perigos que você nem imagina
A tentação de compartilhar conteúdos nas redes sociais é muito grande hoje em dia, e muitas vezes acabamos publicando coisas que não deveríamos: endereço residencial, por exemplo, ou fotos de crianças pequenas. Parece ter se tornado um hábito, que todos nós fazemos com muita tranquilidade, pensando apenas no lado positivo que pode vir do compartilhamento de uma foto. No entanto, colocar fotos de menores nas redes esconde armadilhas e alguns perigos, que muitas vezes são difíceis de se pensar: veja quais são.
1. Se a senha da sua conta é a data de nascimento do seu filho
Em termos de segurança de computadores, o roubo de credenciais, fotos, filmes e muito mais de seus filhos tendem a se tornar uma séria ameaça. É preciso muito pouco para inspirar um hacker a encontrar a senha correta de uma conta no banco. Diga a verdade, você também tem alguma senha que tem a ver com o seu filho, não é?
2. Do cyber bullying ao bullying "antigo"
Um post aparentemente inofensivo pode atrair a atenção de algum colega de escola prepotente, arriscando passar das ameaças on-line para violência física.
3. Roubo de identidade e rapto digital
Devido às quantidades descontroladas de dados e informações que circulam na rede, os piratas informáticos geralmente têm tudo o que precisam para roubar a identidade de alguém e usá-la para muitas finalidades diferentes. Entre os fenômenos mais recentes e perturbadores estão os sequestros digitais, que têm como protagonistas exatamente os menores, muitas vezes com consequências dramáticas.
4. Se estiver na internet, ficará para sempre
Publicar imagens, vídeos ou mensagens online significa deixar um rastro digital praticamente indelével. Mesmo quando você acha que apagou tudo, ainda é possível recuperar dados após anos. Qualquer conteúdo pode ser prejudicial no futuro para a reputação, carreira ou vida social de seus filhos.
5. A questão da privacidade
Só porque são crianças não significa que elas não tenham direito à sua própria privacidade ou que queiram gerenciar sua própria imagem. Compartilhar conteúdo que seus filhos possam achar embaraçosos e pessoais pode ser visto como uma invasão e fazê-los sentirem-se desconfortáveis.
6. Quando a informação certa cai nas mãos erradas
Devemos ter muito cuidado para não colocar coisas on-line que possam fornecer dados e pistas para reconstruir a identidade, os hábitos e as preferências de seus filhos. Essas informações nas mãos de criminosos podem ser usadas para encontrar e atrair um inocente em sua armadilha. Por isso, é melhor não incluir o conteúdo do qual seja possível obter endereços de casa ou da escola, rotinas diárias e gostos pessoais.
O significado do discurso é que, como em todas as coisas, a moderação é necessária; devemos pensar que nossos filhos são pessoas, não algo para mostrar. Certas coisas, por mais belas que sejam, têm valor se forem mantidas para nós mesmoss.