As crianças respeitam as regras na escola SÓ se aprenderam a respeitá-las em casa

O respeito pelos outros e a bondade são virtudes importantes para estabelecer bons relacionamentos sociais ao longo da vida; e ainda não existe escola onde aprendê-las.
Diante de fenômenos de prepotência, como o bullying, que fazem com que a disseminação de valores sociais semelhantes seja mais urgente, a escola enfatiza que não está entre suas tarefas ensinar a bondade às crianças, e como isso cabe aos pais e, em geral, à família.

Na psicologia, faz-se uma distinção entre aprendizagem explícita e implícita, em que o discriminante é dado pela consciência da criança de estar no meio de um processo cognitivo.
A aprendizagem explícita ou consciente é a base do sistema escolar e inclui o estudo de vários assuntos - matemática, português, história, geografia, etc.
A aprendizagem implícita, por outro lado, refere-se ao conhecimento adquirido de maneira inconsciente, através da observação ou da experiência - como caminhar, falar. A família representa o principal lugar privilegiado da aprendizagem implícita, uma vez que oferece à criança modelos comportamentais e sociais que ela vai assimilar para moldar a sua própria personalidade. O respeito pelos outros e a bondade, assim como muitas outras virtudes, são assim aprendidas na família e traduzidas em outros ambientes sociais, como as escolas.

Certamente a escola também desempenha um papel importante na consolidação de certos modelos: assim, promovendo a cooperação entre os alunos e compartilhando as regras, fortalece os exemplos já esperançosamente fornecidos pelos pais.
É bom continuar a considerar o papel educacional dos pais e da escola como diferenciados, mas complementares e, assim, os dois tipos de educadores devem aprender a colaborar. ;)