A "depressão sorridente": quando a felicidade serve para mascarar uma profunda tristeza

por Roberta Freitas

18 Fevereiro 2019

A "depressão sorridente": quando a felicidade serve para mascarar uma profunda tristeza
Advertisement

Muitas vezes há uma tendência a imaginar que a vida dos outros é mais feliz que a nossa: um erro no qual caímos também graças a fotos postadas nas redes sociais, que parecem retratar pessoas sempre sorridentes, cercadas de amigos, em lugares maravilhosos.

A verdade é que essas são apresentações ilusórias e substancialmente parciais de nossas vidas e, às vezes, podem ocultar uma realidade muito diferente.

De fato, por trás de uma expressão de alegria, uma forma depressiva pode estar escondida, conhecida como "depressão sorridente".

via psychologytoday.com

 Sydney Sims/unsplash

Sydney Sims/unsplash

A expressão "depressão sorridente" indica o fenômeno pelo qual aparentemente uma pessoa parece feliz, enquanto internamente sofre de transtornos depressivos. É uma condição psicológica que o mesmo sujeito pode não estar ciente, às vezes porque ele se recusa a investigar os sentimentos e emoções que o agitam por dentro - que são vistos como sinais de fraqueza. Nesses casos, o sorriso é um mecanismo de defesa para o indivíduo, que serve para esconder seu estado de si mesmo e dos outros; uma máscara feita de uma vida social bastante ativa, um emprego estável, esporte, família.

O principal sintoma da depressão sorridente é a tristeza - por um relacionamento mal acabado, uma falha profissional ou falta de propósito na vida; um sentimento que pode ser percebido como "algo que não é bom". Outros sintomas comuns são ansiedade, medo, raiva, fadiga, irritabilidade, desespero. Pessoas que sofrem com isso também podem sofrer de distúrbios do sono, ataques de pânico, incapacidade de se divertir e perda da libido.

Advertisement
Ethan Sykes/unsplash

Ethan Sykes/unsplash

Às vezes, até mesmo pensamentos suicidas podem ocorrer: particularmente perigosos para essas pessoas que têm energia para planejar e implementar suas intenções - ao contrário daqueles que sofrem de depressão clássica.

Psicoterapia ou aconselhamento podem ajudar essas pessoas a lidar com sua depressão sorridente; o importante é que elas estejam cientes de seu estado emocional e psicológico, aceitem isso e se abram para os outros, para reagirem positivamente. Não nos esqueçamos de que as pessoas ao nosso redor estão felizes em nos oferecer sua ajuda e apoio: vamos nos abrir sem medo, mas com a intenção de estarmos bem.

Advertisement