Um relacionamento precisa ser alimentado: veja as 5 coisas que você nunca deve negligenciar
O amor, se negligenciado, acaba se diluindo, até desaparecer; é uma lei válida para todo ser vivo, todo relacionamento e também para os sentimentos.
Muitas vezes contamos com a presença do outro e acabamos não dando a atenção necessária. Essa atitude se manifesta especialmente quando o relacionamento dura há algum tempo, e aqueles que são negligenciados tendem a justificar o outro.
Mas é um erro, porque o amor é nutrido pelo cuidado e atenção recíprocas.
Não há receita universal para um relacionamento sentimental duradouro. No entanto, precisamos estar cientes do que o casal precisa.
Segundo o especialista em relacionamento John Gottman, 5 são os pilares fundamentais que sustentam um relacionamento amoroso ao longo do tempo.
1. Admiração; ou a capacidade de reconhecer o valor e as qualidades do nosso parceiro;
2. O sentido de equipe; isto é, perceber a si mesmo como "nós" e a consequente assunção de responsabilidades comuns pelo que acontece dentro do casal;
3. O conhecimento profundo do outro e do relacionamento; significa estar ciente dos gostos e interesses do parceiro, bem como das dinâmicas positivas que fortalecem o relacionamento;
4. Aprender com as dificuldades; significa que, superando os momentos de crise juntos, o relacionamento e a compreensão são consolidados;
5. Aceitação; isto é, o fato de que, embora existam interesses e aspectos em comum, cada um permanece um ser diferente, e devemos aprender a conviver com os aspectos do outro que não gostamos.
Esses elementos unem todos os casais duradouros, uma vez que, com o passar do tempo, é inevitável a rotina e que os aspectos do outro que não conhecemos se tornem aparentes; mas o segredo está em continuar cuidando um do outro, aceitando o que somos e encarando o futuro juntos.