Perdoar significa limpar as manchas que os outros deixaram na gente

por Roberta Freitas

24 Fevereiro 2019

Perdoar significa limpar as manchas que os outros deixaram na gente
Advertisement

Perdoar é difícil e quanto maior o erro, mais nos recusamos a fazê-lo. Sabemos muito bem que isso trará mais benefícios para nós mesmos do que para a pessoa que nos fez mal, mas perdoar pode nos custar muito.

Quando sentimos que alguém nos feriu, quando somos vítimas da injustiça, quando somos traídos, somos invadidos pelo ressentimento, pela dor, pela impotência e, às vezes, pela culpa, mesmo que sejamos completamente inocentes. Nós nos perguntamos se fomos nós aqueles errados, se de alguma forma colocamos a outra pessoa na condição de nos machucar e nos perguntamos por que permitimos isso.

via rincondeltibet.com

Unsplash

Unsplash

Devemos nos esforçar para não carregar esse peso inteiramente sobre nossos ombros, mas escolher o caminho do perdão, porque isso liberta nosso coração, nos permite abandonar a dor. Perdoar é diferente de fazer as pazes com aqueles que nos ferem e nos traem, nem significa minimizar a importância daquilo que sofremos. Perdoar significa reorganizar nossos sentimentos e emoções para nosso bem-estar.

Perdoar significa amar a nós mesmos e não ceder ao que nos magoou. Através da aceitação do que aconteceu, mudamos a forma como revivemos o mal imediatamente em nossa mente, permitindo um processo que, lentamente, reduz a dor, nos torna mais fortes e mais conscientes de nós mesmos.

Advertisement
Unsplash

Unsplash

Continuar a nutrir ressentimento significa continuar a dar importância e poder àqueles que nos magoaram. Não esperemos desculpas e justificativas, provavelmente essa pessoa pode não perceber ou nunca mudar. Cabe a nós libertar nossa mente dos sentimentos negativos causados por uma traição e um erro.

Frequentemente, nessas situações, também acabamos causando dor à pessoas que nada têm a ver com isso, porque agora estamos vestidos com uma concha para nos proteger da dor. Isso é um grande erro, não apenas para pessoas inocentes, mas acima de tudo para nós mesmos. O mais importante é evitar perder a confiança nos outros.

Aceitar a realidade das coisas, abrir mão do passado e perdoar são as chaves para nos libertarmos da tentação da vingança, da dor e do ressentimento, para o benefício de nosso bem-estar e nossa capacidade de acolher os outros.

Advertisement