Um cachorro salva a vida de um humano deixando ele quente por três dias e protegendo-o dos coiotes

por Roberta Freitas

10 Fevereiro 2019

Um cachorro salva a vida de um humano deixando ele quente por três dias e protegendo-o dos coiotes
Advertisement

A origem do ditado "o cão é o melhor amigo do homem" é difícil de saber. No entanto, sua veracidade é baseada em um número infinito de episódios e histórias que testemunham o que um companheiro de quatro patas é capaz de fazer por seu dono: essa é uma daquelas histórias.

A história em questão acontece na comunidade de Kanaka Bar, na Colúmbia Britânica, e os protagonistas são o então adolescente Joseph Phillips-Garcia e Sako, um King Shepherd de 4 anos de idade. Joseph estava passando o dia pescando nas montanhas com uma tia, alguns amigos e Sako. Voltando para casa, o carro em que viajavam perdeu o controle e caiu. O choque foi muito violento, apenas Sako e Joseph conseguiram sobreviver ao acidente. O garoto havia vários ferimentos e tinha uma perna quebrada.

Um cachorro salva a vida de um humano deixando ele quente por três dias e protegendo-o dos coiotes - 1

Em choque, ele muitas vezes perdeu a consciência, então Sako ficou com ele por duas noites e três dias, mantendo-o aquecido com seu corpo. Sako, no entanto, não se limitou a isso: para permitir que o menino bebesse, o cão o ajudou a se arrastar para uma torrente que não estava longe. Como se a situação já não fosse suficientemente dramática, infelizmente o pior ainda estava por vir.

Certa noite, Joseph, muito cansado, tinha adormecido, quando foi despertado pelo barulho e uivos no mato: os coiotes se aproximavam. Assim que Sako sentiu o cheiro deles, se levantou e se jogou nos arbustos para enfrentá-los e mantê-los longe de seu dono. Joseph só podia ouvir os galhos se agitarem e os barulhos da luta. Depois de vários minutos que pareceram muito longos, Sako voltou para ele, um pouco cansado pela luta com os animais selvagens, mas ainda em boas condições.

Advertisement
Um cachorro salva a vida de um humano deixando ele quente por três dias e protegendo-o dos coiotes - 2

Após 40 horas de seu desaparecimento, finalmente o cão e o menino foram encontrados e trazidos de volta para casa.

Joseph está bem e até hoje, quando ele conta esta história com um coração cheio de gratidão, ele repete que deve sua vida ao seu inseparável amigo de 4 patas. A Purina, empresa líder mundial em cuidados de animais de estimação, incluiu Sako no 47º Animal Hall of Fame para homenagear sua grande demonstração de amor e coragem.

Advertisement