Caminhar estimula a criatividade e cura as dores do corpo e da mente
O simples hábito de andar todos os dias por pelo menos meia hora tem efeitos benéficos tanto para o corpo como para a mente. Parece que estamos repetindo algo que todos já sabem, mas existem várias bases científicas que confirmam a eficácia de uma boa caminhada. Fazer movimento em si é saudável para o corpo, mas o ato de caminhar está praticamente ao alcance de todos, não é necessário equipamento nem requer um compromisso particularmente intenso. O grande poder terapêutico da marcha afeta positivamente os transtornos cada vez mais comuns, como depressão, ansiedade e estresse.
via gutenberg.rocks
A vida sedentária ou os ritmos excessivamente apertados da vida moderna impõem padrões que o corpo e a mente percebem como antinaturais. Por causa da rotina, o cérebro começa a trabalhar com mecanismos automáticos, diminuindo progressivamente a atenção e a lucidez. O problema é a falta de estímulos, a falta de motivação, para a qual o sistema nervoso reage reduzindo o número de conexões e sinapses neuronais. Em suma, nos tornamos "mais lentos", letárgicos, achamos que até temos déficits de memória, porque na realidade não precisamos mais usá-la. O ser humano é chamado de "máquina perfeita", mas uma máquina não é. Estar preso na repetitividade das ações cotidianas é um risco para a nossa saúde física e emocional.
Felizmente, a solução está ao alcance de todos nós, basta sair andando, de preferência no meio da natureza. A ação de andar livra a mente, reativa a criatividade, reduz a pressão e acalma a tensão acumulada. Talvez não percebamos imediatamente de quantos benefícios a caminhada nos dá, mas logo nos veremos mais serenos e ativos.
Quando você anda o cérebro tem tempo para se regenerar, o corpo libera os hormônios do bem-estar estimulando o bom humor e o otimismo. Encontrar um estado de espírito mais positivo é útil para sair das condições de fechamento em que parece que temos uma nuvem negra sobre nossas cabeças. Na maioria dos casos, as pessoas estão confinadas em pequenos espaços, da casa ao escritório, da academia ao supermercado, o que também afeta o pensamento e a vida.
Andar em uma floresta, na praia ou nas montanhas é um ato de amor para conosco, a lembrança de uma dimensão profunda e imensa, na qual o interior se torna livre e se expande. Experimente e você verá que a sua vida irá melhorar.