O ar da praia pode ajudar a combater o câncer e o colesterol alto, segundo esta pesquisa

por Roberta Freitas

10 Fevereiro 2019

O ar da praia pode ajudar a combater o câncer e o colesterol alto, segundo esta pesquisa
Advertisement

Quem o ama, sabe muito bem: o mar é lindo em todas as estações. Seja no verão ou no inverno, sempre há uma maneira de aproveitar os seus benefícios: nadar e relaxar na areia ou caminhar na praia e deixar sua imaginação viajar além do horizonte, onde a água e o céu se tocam.

Além disso, quando o mar está agitado, é possível obter o maior benefício: na verdade, o "ar do mar" é saudável - muito mais do que você pensa.

Um estudo da Universidade de Gante e do Instituto Flamengo do Mar (VLIZ) destacou seus benefícios na luta contra o câncer e o colesterol.

via Università di Gand

 Ryan Loughlin/unsplash

Ryan Loughlin/unsplash

Os pesquisadores concentraram sua atenção nos efeitos positivos do chamado spray marinho, ou seja, a água do mar pulverizada pelas ondas. Na verdade, contém muitas substâncias naturais produzidas por algas e bactérias, boas para a saúde.

Emmanuel Van Aacker, um dos estudiosos, explicou que durante o estudo "coletamos amostras de ar marinho e as examinamos em laboratório. Nós expusemos células de câncer de pulmão humano a essas amostras de ar e examinamos os efeitos em nossos genes, comparando-os com os resultados de outros estudos científicos".

Advertisement
O ar da praia pode ajudar a combater o câncer e o colesterol alto, segundo esta pesquisa - 2

Emergiu como o ar marinho inibe o efeito de um gene que desempenha um papel importante no desenvolvimento do câncer de pulmão, bem como no controle do colesterol. Os pesquisadores então correlacionaram esse resultado com o de outros estudos anteriores que "mostraram que as células cancerígenas do pulmão morrem e o colesterol diminui quando desaceleramos esse gene. Novas terapias contra o câncer em potencial e os inibidores do colesterol de última geração são baseados em neste princípio, agora que sabemos que o ar do mar retarda o efeito deste gene", disse a pesquisadora Jana Asselman.

Portanto, se você tiver a sorte de morar não muito longe do mar, nós te damos uma excelente razão para visitá-lo com mais frequência, até mesmo e especialmente no inverno. :)

Advertisement