Uma mãe leva o seu bebê para o trabalho: seu chefe tira uma foto e, assim, começa um debate
Maternidade e trabalho é um tema decisivamente atual; infelizmente falta, em muitos países, uma política que proteja as mulheres, permitindo que elas criem com serenidade e com a devida dedicação os seus filhos pequenos e, ao mesmo tempo, não sejam separadas do mundo do trabalho.
A história sobre a qual vamos falar tem como protagonista uma nova mamãe que obteve a "permissão" por parte de seu empregador de levar seu filho para o trabalho: um gesto de humanidade por parte da empresa ou uma realidade que força a colocar as crianças em segundo plano?
Facebook/Maryland Farms Chiropractic
Melody foi autorizada a trabalhar em casa durante sua licença maternidade, mas muito em breve teve que voltar fisicamente ao trabalho. Seu empregador permitiu que ela levasse seu bebê com ela, para que pudesse amamentar e cumprir com suas obrigações de trabalho ao mesmo tempo.
No final de um dia estressante no trabalho, o chefe de Melody teve a idéia de tirar uma foto dela: Melody estava em sua mesa, com um rosto visivelmente cansado, o telefone na orelha, uma mão ocupada tomando notas e a outra segurando sua filha.
A foto acabou no Facebook, onde as pessoas expressaram sua opinião sobre a foto: de acordo com o chefe, outras empresas também devem permitir que as mães levem seus filhos menores para o local de trabalho, acrescentando que os primeiros meses de vida são lindos demais para não serem totalmente experimentados. Por outro lado, havia aqueles que enfatizavam o fato de que ter que ficar em uma mesa trabalhando não era realmente a melhor maneira de viver plenamente esses meses tão intensos.
Infelizmente, a história de Melody é exatamente a de muitas outras mulheres que, com o nascimento de uma criança, são forçadas a ter que colocar no mesmo nível o trabalho e atenção para seus filhos: é verdade que há situações muito piores, em que uma nova mãe se encontra sem emprego por causa de sua ausência para a licença.
É claro que em muitos países e realidades locais existem políticas que dão a devida importância à maternidade, que consideram um momento muito importante para mãe e filho e não apenas como um período que uma mulher se abstém do trabalho.
E o que você acha da possibilidade de levar seus filhos para o trabalho? É melhor do que deixá-los na creche ou não?