Ficar de mau humor faz você aumentar de peso, palavra de nutricionista
O nosso humor afeta muito o nosso estado de saúde, e isso todos sabemos. Mas sabemos pouco sobre os efeitos de cada emoção, uma vez que muito depende também da maneira como cada pessoa reage a elas e as somatiza. Por exemplo, a tristeza em muitos estimula o apetite e obriga a comer para procurar um pouco de alegria nos alimentos. Para outros, extingue quase completamente a sensação de fome, removendo o gosto de um dos maiores e mais simples prazeres da vida. Já a raiva, segundo um estudo realizado pelo nutricionista mexicano Juan Manuel Romero Villa, teria efeitos diretos no ganho de peso.
Em geral, para manter-se em boa forma, não só para se ver mais bonito mas também para se manter saudável, dois elementos são essenciais: a atividade física e uma dieta equilibrada. No entanto, a pesquisa realizada por Villa e publicada em seu livro "Quem fica irritado fica gordo" (El que se enoja engorda), parece provar que um estilo de vida correto não é suficiente para manter a linha.
A pesquisa, além de expor as conexões entre quilos supérfluos e humor, afirma que quando as células do corpo acumulam energia sem liberá-la, acaba se depositando na forma de gordura corporal. A situação típica é quando sob estresse o corpo produz adrenalina e cortisol. A energia contida e não utilizada ativa um processo inflamatório que impede sua liberação natural, fazendo com que se torne gordura.
Canalizar a raiva ajudaria a eliminar essa tensão excessiva. Em geral, a melhor estratégia para evitar que a energia da raiva volte para você é administrá-la praticando a calma. O bom humor tem efeitos benéficos tanto psicologicamente quanto fisicamente, ajudando a manter o equilíbrio sob controle.
Poderíamos fazer muitos exemplos de pessoas de todas as idades, que, apesar de passar horas na cademia e de enfrentar dietas rígidas, não chegam aos efeitos desejados. Para forçar os resultados, o uso de drogas é frequente e isso, em vez de ajudar, arrisca causar ainda mais danos. Considerando que tentar ser mais pacífico e ficar menos irritado é bom e não custa nada, por que não tentar colocar esse conselho em prática?