Abrace o seu filho todos os dias
Quanta energia há em um abraço? Segundo os estudiosos, o contato físico é essencial para a saúde das crianças, mas também tem efeitos benéficos nas relações afetivas normais entre os entes queridos. Para as crianças pequenas, os pais são o ponto de referência, o abrigo, o porto seguro, onde podem sentir-se bem-vindos e sempre protegidos. De todas as manifestações verbais e não verbais de afeto, os abraços estão certamente entre os mais poderosos e eficazes. Uma criança que recebe beijos, carícias e abraços se sente amada e serena, para que possa crescer mais saudável e feliz.
O testemunho concreto está nos bebês prematuros que, se permanecem em contato com a pele da mãe, conseguem ganhar peso mais rapidamente e regular melhor a temperatura corporal. Aqui estão algumas coisas que talvez você não soubesse sobre abraços, não apenas no que diz respeito à relação entre pais e filhos, mas também entre indivíduos em geral.
via fatherly.com
- Melhora a autoestima. Dizer a uma criança que você a ama e que você tem orgulho dela é certamente importante, mas um abraço tem mais significado e intensidade do que mil palavras.
- Promovem o bom humor. Dar ou receber um abraço é uma forma imediata de conforto e alívio quando se está triste ou deprimido.
- São um meio natural de comunicação. Manter o seu filho ou ente querido próximo é o caminho para transmitir emoções e sentimentos a um nível muito profundo.
- Fortalece o sistema imunológico. Verificou-se que após um abraço, a produção de glóbulos brancos aumenta, por isso pode-se dizer que é uma espécie de "suplemento" sem quaisquer efeitos secundários.
- Ativam a ocitocina. É conhecido como o "hormônio do amor", que na prática estimula o vínculo emocional das mães com seus filhos, secretado no momento do parto ou durante a lactação.
Eles incutem segurança. Quando um bebê chora, você pode falar e fazer caretas por quanto tempo quiser, mas nada alivia a angústia como um bom abraço. Sentir-se envolvido e protegido tranquiliza e tranquiliza.
Eles reduzem a ansiedade e o estresse. O contato físico age como um calmante, acalma a agitação e infunde uma sensação de bem-estar e paz.
Eles são tudo menos um mau hábito. Uma crença comum afirma que as crianças "muito mimadas" crescem depois estragadas, isso é falso. Abraçando as crianças, pelo contrário, é algo absolutamente saudável e natural.
Faça você mais feliz. O mecanismo que desencadeia é a liberação de substâncias de bem-estar como a serotonina e a dopamina, mas mais simplesmente após um abraço é invadido por emoções de plenitude e harmonia.
Essas são todas razões mais do que válidas para abraçar seus filhos, seu parceiro, familiares e amigos, mas o que realmente importa é que é uma das coisas extraordinárias que nos torna seres humanos.
https://www.bebesymas.com/desarrollo/abraza-a-tu-hijo-cada-dia-nueve-beneficios-abrazos-ninos