Na vida tudo volta, é só uma questão de tempo

por Roberta Freitas

31 Janeiro 2019

Na vida tudo volta, é só uma questão de tempo
Advertisement

O provérbio "colhemos o que semeamos", é a tradução livre da frase latina "ut sementem feceris, ita metes", atribuída ao político romano Lucio Pinario. A expressão basicamente significa que somos responsáveis pelo nosso destino e que tudo sempre retorna, basta esperar. O tempo é a medida de todas as coisas, estabilizando "depois" o valor do que é realizado "antes".

Se é verdade que somos livres para controlar nossas ações, o mesmo não pode ser dito sobre as conseqüências delas. Um gesto ou uma palavra podem ter efeitos imprevisíveis, talvez não imediatamente, mas a longo prazo. O tempo decidirá o que era certo ou errado, o tempo julgará.

via lamenteesmaravillosa.com

Unsplash

Unsplash

Nossa condição atual é quase sempre o fruto do que fizemos no passado. Muitas vezes não aceitamos isso porque, mesmo que originalmente cometêssemos erros, nossas intenções eram diferentes. Nem sempre o mal atual é filho de uma má ação, às vezes basta simplesmente ignorar ou não entender todas as possíveis repercussões.

Ser responsável por suas ações não é o objetivo, mas apenas o ponto de partida. Nunca devemos esquecer que cada um de nós tem obrigações para com os outros. O que fazemos, dizemos ou pensamos tem o poder de produzir bem-estar para nós e para os outros.

Admitir que você é o autor de sua vida, tanto para o bem quanto para o mal, é uma grande demonstração de humildade e coragem. Há circunstâncias em que, em algum momento da vida, a pessoa se encontra sozinha e isolada, mas, em vez de culpar alguém, a causa é a maneira como conduzimos nossos relacionamentos. Aceitar essa verdade é uma lição fundamental para crescer e melhorar.

Advertisement
Unsplash

Unsplash

Algumas dicas para se tornar mais consciente:

Aprenda a empatia. Palavras, ações e intenções são mensagens para os outros, devemos entender como interagir positivamente, identificando mal-entendidos e incompreensões. 
Pare de agir apenas de acordo com suas necessidades. Colocar sempre e somente sua própria necessidade na frente de da necessidade dos outros é uma boa maneira de criar inimizades. Não podemos pensar em somente receber, porque os outros logo acabarão indo embora.
A verdadeira liberdade impõe limites. Ser verdadeiramente responsável significa conhecer os limites dentro dos quais alguém pode se mover. Isso pode significar, talvez, ser "um pouco menos livre", mas isso faz parte da vida social e do respeito aos outros. Contender a independência é promover a dos outros, em um círculo virtuoso de benefício mútuo.
Não esperar que seja o tempo a decidir por você. O resultado de tudo o que fazemos, vemos realmente apenas no final, mas podemos nos treinar para imaginar o impacto que pode ter e assumir o controle.

Advertisement