A presença ativa do pai na vida do filho favorece o seu desenvolvimento intelectual

por Roberta Freitas

24 Fevereiro 2019

A presença ativa do pai na vida do filho favorece o seu desenvolvimento intelectual
Advertisement

Nos primeiros meses de vida a presença da mãe é fundamental para o bem-estar da criança, mas isso não deve levar a subestimar a figura paterna. Os pais são capazes de criar um relacionamento independente com seus filhos, totalmente autônomo e diferente do que estabelecem com a mãe, igualmente importante para o seu desenvolvimento. E quando essa relação não é estabelecida ou não funciona bem, as crianças percebem isso muito bem.

Um estudo recente destacou as relações entre o desenvolvimento cognitivo da criança e o modo como o pai interage com ela. Dos testes realizados constatou-se que a presença ativa da figura masculina a partir dos primeiros meses de vida das crianças tem efeitos positivos sobre o crescimento intelectual.

via sciencedaily.com

Unsplash

Unsplash

A pesquisa observou 128 pais com seus filhos de apenas 3 meses, retomando-os enquanto passavam algum tempo juntos, entre atividades lúdicas e contato físico simples.

As mesmas crianças, aos 2 anos de idade, passaram por testes visuais nos quais tinham que reconhecer figuras e cores. Nos casos em que não apenas a mãe, mas também o pai, tiveram um papel importante, os resultados foram verdadeiramente surpreendentes. O sucesso dos testes não foi influenciado pelo sexo das crianças, com níveis quase idênticos entre meninos e meninas. Por outro lado, as menores pontuações foram das crianças que não tiveram uma relação tão próxima com o pai durante essa fase fundamental do crescimento.

Advertisement
Unsplash

Unsplash

A razão para o desenvolvimento precoce de crianças que receberam maior atenção de seus pais está na comunicação. Crianças com mães pouco presentes apresentam menos oportunidades de assimilar os códigos de interação verbal e não verbal, retardando a aprendizagem. O estudo também descobriu que as crianças cujos pais adotaram uma atitude mais serena e menos ansiosa mostraram maiores habilidades sociais e de linguagem, atenção e atitudes de solução de problemas.

As pesquisas revelaram outra boa razão para os pais estarem mais envolvidos na educação e no crescimento das crianças. O relacionamento entre pais e filhos é importante para o seu bem-estar e desenvolvimento emocional: estudos científicos e experimentos confirmam isso sempre. 

Advertisement