Algumas dicas úteis para reconhecer as pessoas fofoqueiras e não se envolver em sua maldade
Todo mundo concorda que falar mal dos outros é um comportamento repreensível, que deve ser condenado; mas, na realidade, nem sempre somos tão coerentes.
De fato, quando acontece que alguém próximo a nós começa a contar com alguma malícia fatos da vida dos outros, ouvimos interessados, e não queremos perder uma palavra, a fim de poder relatar a outra pessoa a história cheia de detalhes.
A realidade é que nem todos podem resistir ao desejo de fofocar. A fofoca, na verdade, é uma epidemia que somente as pessoas inteligentes são capazes de vencer.
O psicólogo social Gordon Allport, em seu livro "The Psychology of Rumors", argumentou que a fofoca serve para reforçar o sentimento de pertencer a um grupo por oposição a alguém. Além disso, esses comportamentos são agradáveis, porque ajudam a liberar endorfinas e a combater o estresse. Em alguns casos, a fofoca se torna um instrumento de controle social, que dá poder àqueles que a praticam: o fofoqueiro se coloca imediatamente no centro das atenções, saindo de sua rotina e aproveitando-se da fofoca.
No entanto, a fofoca nunca é isenta de julgamentos e nunca é algo bom ou construtivo. No mundo de hoje, dominado pelas redes sociais, elas se tornaram ainda mais perigosas e prejudiciais, uma vez que seu efeito de contágio se multiplicou exponencialmente; e exatamente por causa disso, elas são usadas cada vez mais por aqueles que têm interesse em acumular poder rapidamente, mesmo desafiando a verdade e a lógica.
A única defesa possível da fofoca é a inteligência, que atua como uma barreira para informações falsas e maldade, apagando em tempo uma faísca que arriscava de queimar alguém. Como isso funciona? Interrompendo a cadeia de vozes. Portanto, será útil manter estas considerações em mente:
- a fofoca se espalha quando alguém quer ganhar notoriedade e poder às custas dos outros: para evitar isso, podemos fingir que não ouvimos ou agir com assertividade, estabelecendo limites e deixando as coisas claras;
- devemos estar cientes de que em qualquer grupo ou comunidade sempre existirá um fofoqueiro que adora falar mal e fazer fofoca;
- devemos sempre ser íntegros e transparentes em nosso comportamento;
Portanto, seja inteligente: pare de emprestar seus ouvidos e voz para a fofoca e fale sobre tópicos mais divertidos e importantes.
The Psychology of Rumors: https://psycnet.apa.org/record/2005-13963-002