Você é obrigado a conviver com alguém que não gosta? Veja cinco modos inteligentes de gerenciá-la
Lidar com pessoas que não gostamos é inevitável. Então aprendemos a nos relacionar com eles de uma maneira inteligente. Não podemos gostar de todo mundo e isso acontece porque não pensamos da mesma maneira, enquanto outras vezes é uma questão de química e pele.
E como fazer se temos que conviver com pessoas que não gostamos? Normalmente, preferimos evitar lidar com esses indivíduos, encontramos desculpas para não atendê-los e quando somos forçados a fazê-lo, percebemos isso como um incômodo. Isso, no entanto, não é a atitude correta porque cria insatisfação e conflitos no relacionamento.
Existem maneiras mais inteligentes de tratar as pessoas que não gostamos. Realize esses 5 comportamentos toda vez que precisar encontrá-las.
1. Evite olhá-los nos olhos. Manter a atitude mais gentil possível com aqueles de quem você não gosta não significa que você tenha que se entusiasmar em uma tentativa desesperada de fazê-los parecer simpáticos. Não é necessário se relacionar como eles como se fossem pessoas amáveis que você gosta. Por exemplo, você não pode olhá-los nos olhos. Tente colocar limites e, quando for inevitável, fale com ele sem arrogância, mas também sem maneiras exageradas.
2. Não tente parecer legal. Uma maneira inteligente de se relacionar com pessoas das quais não gostamos é ser natural. Não exagere com simpatia para evitar que essas pessoas notem nossa aversão. Não finja, porque simular uma simpatia é algo muito óbvio. É preferível manter uma conversa superficial, sem dar mais informações do que o necessário e encerrar o diálogo o mais rápido possível.
3. Manter educação e boas maneiras. Dissemos que não é necessário fingir simpatia. No entanto, é importante manter sempre a educação e as boas maneiras. Não há necessidade de ser rude, não gentil e agressivo. Tratar pessoas das quais você não gosta com boas maneiras evitará conflitos e discussões e você não terá motivos para se relacionar mais do que o necessário.
4. Implemente uma comunicação alternativa. Hoje, com a tecnologia, não é necessário falar pessoalmente com todos. Se você precisar falar com alguém de quem não gosta, use canais alternativos, como chats, redes sociais e e-mail. Estas são ferramentas muito úteis, porque na comunicação escrita é mais fácil manter a calma, ter tempo para pensar nas respostas sem demonstrar sua antipatia.
5. Concentre-se em si mesmo. Não permita que pessoas que você não gosta compliquem a sua vida. Melhor ignorá-los. Se você continuar a pensar em como lidar com alguém de quem não gosta, já estará prestando muita atenção. Concentre-se em si mesmo, siga em frente e cresça como pessoa.
Lembre-se: a menos que a pessoa em questão faça parte de um ambiente que você frequente sistematicamente, muitas vezes ser diplomático é a escolha mais conveniente.