A reflexão de Piero Angela sobre o importante papel social dos professores

Nós dificilmente poderíamos dizer que há alguém que conhece as crianças melhor do que seus pais; no entanto, com confiança, poderíamos dizer que há alguém que conhece um aspecto diferente: os professores. De fato, a escola representa um tipo de comunidade diferente da família - por causa da natureza dos laços de seus membros - na qual, embora os princípios possam ser os mesmos - coexistência pacífica, tolerância, respeito, cooperação - tem suas próprias regras.
Às vezes, porém, os pais esquecem, alegam saber tudo sobre a criança e justificam quando os professores criticam algum comportamento não ortodoxo. Nesses casos, o instinto de proteção da mãe e do pai ameaça trancar a criança em uma bolha, longe da dimensão comunitária em que a escola, por vocação, se move.

No momento em que as crianças entram no mundo escolar, elas começam a fazer parte da sociedade, na qual não há mais apenas mamãe e papai - que, por sua vez, devem reconhecer isso, aceitando suas consequências. Quais são essas consequências, explica claramente o jornalista e escritor italiano Piero Angela, lembrando - em uma entrevista na televisão - os tempos da escola de seu filho Alberto:
"Meu filho Alberto rodou na quinta série. Como ele encarou isso? Bem! Porque se alguém não faz algo bem, deve ser punido. Hoje em dia tendemos a culpar os professores. Mas, eu pensei, se ele não fez bem, ele deve repetir o ano. Eu acredito que o fato de ele ter rodado desencadeou uma espiral virtuosa. Qual o segredo? Eu não sei, talvez seja porque as passam emoções, não apenas as palavras ".

Os pais devem, portanto, reconhecer o papel central que os professores desempenham na vida de seus filhos e no serviço da comunidade, também para apoiá-los em sua difícil tarefa - explicada com eficácia por Piero Angela:
"O professor é a pessoa a quem um pai confia a coisa mais preciosa que seu filho possui: o cérebro, ele o confia para transformá-lo em um objeto pensante, mas o professor é também a pessoa a quem o Estado confia o que tem de mais precioso: a coletividade de cérebros, para que eles se tornem a país de amanhã".