Assertividade é saber dizer não quando necessário, sem ter medo de não agradar os outros

por Roberta Freitas

09 Fevereiro 2019

Assertividade é saber dizer não quando necessário, sem ter medo de não agradar os outros
Advertisement

Para controlar nossas próprias vidas é essencial saber dizer não. Caso contrário, o risco é fazer o que não queremos e sermos infelizes. Pode-se pensar que dizer não é típico de pessoas egoístas. Mas a assertividade é uma coisa diferente do egoísmo e muitas vezes é necessário estabelecer limites para não cair nas mãos de pessoas manipuladoras que fazem chantagem emocional.

via lamenteemeravigliosa.it

pexels.com

pexels.com

Assertividade é a capacidade de expressar com clareza e determinação as emoções e opiniões sem ofender ou atacar o outro. Em suma, é saber dizer não quando necessário. A assertividade é um comportamento que permite agir de acordo com os próprios interesses, sem contornar os direitos dos outros; baseia-se na capacidade de avaliar de tempos em tempos quando é apropriado dizer sim e quando é necessário dizer não.

Advertisement

Como se reconhece uma pessoa assertiva?

Como se reconhece uma pessoa assertiva?

pexels.com

Pessoas assertivas não têm medo de enfrentar discussões e desentendimentos e não sentem a necessidade de agradar os outros. Pessoas assertivas não acham que têm que ir contra suas necessidades para agradar os outros. Conscientes de seus valores e princípios de vida, elas não temem ser manipuladas para fazer coisas que não querem ou que estão em contraste com suas idéias.

Pelo contrário, aqueles que não são muito assertivos sacrificam seu bem-estar e muitas vezes seus valores porque têm medo da culpa e são inseguros. Muitas vezes, agradar os outros é uma maneira de se sentir aceito, mas as pessoas que podem dizer não precisam disso, porque se conhecem e aceitam o que são.

pexels.com

pexels.com

Ser assertivo não é para todos. Uma das maiores dificuldades em ser assertivo é o sentimento de culpa: você deve esquecer o sentimento de culpa quando se nega alguma aos outros. O medo de ferir os outros, ser indecoroso e mau deve ser superado simplesmente enfrentando-o.

Ter uma ideia clara do que você está disposto a fazer e do que não está, e com base em que valores dizer não, servirá para dar uma justificativa e uma explicação eficaz de sua decisão, com a certeza de que você agiu da melhor maneira possível.

Advertisement