Os maravilhosos benefícios de colorir a mandala

por Roberta Freitas

26 Janeiro 2019

Os maravilhosos benefícios de colorir a mandala
Advertisement

Há algum tempo se espalhou uma prática terapêutica em todo o mundo, as chamadas mandalas e desenhos geométricos para serem coloridos. O poder benéfico desses símbolos reside na sua capacidade de captar a atenção, incentivando o relaxamento. A tendência tornou-se uma moda tão difundida que muitos editores publicaram livros para colorir dedicados a adultos. Dedicar-se a esse tipo de hobby permite reduzir a ansiedade concentrando-se apenas no momento presente.

Ao longo do dia estamos sempre conectados, vivemos em uma dimensão deslocada, pensando sobre o que foi ou o que ainda tem que ser. Esta condição alimenta o estresse, faz você se sentir constantemente sob pressão e dá a sensação de que o tempo nunca é suficiente. As mandalas "obrigam" a se concentrar, permitindo que nossa parte interna fale conosco e que nossa essência brote.

via lamenteesmaravillosa.com

O significado da mandala

O significado da mandala

O termo mandala significa "círculo sagrado", na prática elas são símbolos espirituais de cura e paz. Elas geralmente são feitas com figuras geométricas de inúmeras variações, com círculos concêntricos como labirintos. Em diferentes culturas, as mandalas são meios de se aproximar da luz interior, com um efeito curativo e regenerador. Independentemente da crença filosófica, é bom observar como esses desenhos são sempre formados por um centro e por figuras retratadas nos pontos cardeais. Tudo isso lembra o princípio da totalidade e equilíbrio, completude e naturalidade, conceitos que transmitem emoções positivas.

Advertisement

Aprender com as crianças

Aprender com as crianças

Quando éramos crianças, antes da chegada dos smartphones e tablets, poderíamos passar horas simplesmente com folhas de papel e giz de cera. Quando crescemos, lápis, canetas e marcadores assumem uma conotação exclusivamente profissional ou didática, que tira todo o seu encanto e magia. Começar a pintar com mandalas significa voltar a ser criança, recuperar a capacidade de aproveitar o momento, de viver no "aqui e agora". Uma criança que desenha não se preocupa com mais nada, ela não pensa se o que está fazendo é bom ou ruim, não tem pressa, não julga e não pensa em ser julgada. Este é um dos muitos benefícios das mandalas, isto é, a possibilidade de recuperar a posse do tempo, de deixar fluir todo o resto, lembrando-se de quando éramos mais felizes com coisas simples.

Meditar com a mandala

Meditar com a mandala

Colorir as mandalas pode ser considerado em todos os aspectos uma forma de meditação extremamente eficaz. Enquanto pretendemos seguir formas e linhas, nos concentramos completamente na ação, permitindo-nos alcançar um estado de maior receptividade e consciência. A mente se conecta com uma parte mais profunda dos pensamentos, liberando sua criatividade. Aparentemente, ela é absorvida pelo ato de colorir, mas o cérebro funciona de forma autônoma, gerando idéias e inspirações. Vários estudos demonstraram empiricamente os efeitos positivos da "terapia mandala", uma espécie de ioga nova, uma atividade que proporciona bem-estar e é adequada para todos.

Curiosidades sobre a mandá-la.

Curiosidades sobre a mandá-la.

De uma forma de arte e um método de pesquisa sobre a luz interior, mandalas tornaram-se um verdadeiro fenômeno editorial. Uma curiosidade interessante dessa prática diz respeito, em particular, às mandalas tibetanas. Elas são destruídas assim que terminam, e deve-se dizer que na maioria dos casos levam dias, semanas ou até mais para realizá-las. A razão está em simbolizar a temporariedade do mundo material, para o qual tudo desaparece, mas da mesma forma renasce.

Os maravilhosos benefícios de colorir a mandala - 6
Advertisement