Quem julga sempre a vida dos outros é pobre emotivamente: deixe estas pessoas longe da sua vida
Infelizmente, em cada grupo há sempre alguém que se destaca por estar sempre pronto a apontar os defeitos dos outros; que reprova suas falhas, sublinhando os erros nas decisões, nas ações; que nunca deixa de ver o aspecto negativo de cada situação, identificando prontamente a pessoa responsável.
Certamente você não gostou muito desses assuntos e começou a notar que algo estava errado nos discursos dessa pessoa que critica muito.
Na verdade, aqueles que estão sempre dispostos a retomar e ressaltar os erros e falhas dos outros são pessoas emocionalmente pobres, e deveríamos ter pena delas, se não fosse pela aura de negatividade que emanam.
Pessoas que criticam demais amam tanto fazer isso a ponto de dar a sua opinião mesmo quando ninguém tenha pedido. Geralmente é uma questão de julgamentos negativos, expressamente formulados para ferir os outros, porque só assim eles podem obter satisfação em sua triste vida. Estas são geralmente pessoas com baixa autoestima, que refletem o seu mal-estar no julgamento sobre os outros; na verdade, ver alguém pior do que eles é a única maneira de se sentir um pouco melhor.
Viver cercado pela negatividade daqueles que criticam prejudica a saúde psicológica e emocional; então, se você está frequentemente exposto à companhia dessas pessoas, seria melhor se afastar delas. Viver em paz, na verdade, é um bem inestimável, assim como o seu tempo.
Portanto, seria infinitamente mais útil e construtivo usá-lo de forma diferente em atividades e com pessoas que possam melhorar o seu ambiente a que ajudem você a melhorar como pessoa. Dessa forma, você obterá o duplo benefício de adotar um comportamento saudável em relação à vida e de dar um bom exemplo aos outros. Se é verdade que ninguém é perfeito, nosso crescimento pessoal é a única maneira de alcançar a felicidade e, ao mesmo tempo, obtemos assim o respeito dos outros.
Não se preocupe com as más opiniões de outras pessoas sobre você: cuide de suas feridas emocionais, assegure-se de seu caminho de vida, de suas qualidades e seja indulgente com seus erros. Lembre-se que a crítica sem fundamento e não orientada para o seu bem não é um problema que lhe diz respeito, mas uma manifestação da pobreza emocional daqueles que criticam.