Todos sabem fazer o mal, mas poucos são capazes de pedir perdão
Todos cometemos erros: esse é o ponto de partida do nosso crescimento interior, a ferramenta que nos permite melhorar. Saber pedir perdão é a qualidade de poucos que todos deveriam colocar em prática; admitir que você está errado é um sinal de maturidade.
Diante de nossos erros, precisamos pensar, deixar de lado o "ego" avassalador que nos domina, entender que estamos errados e perceber as emoções das pessoas que ferimos.
Na vida cotidiana, muitas vezes usamos a palavra "perdão" como um hábito nos gestos e discursos, mas poucas pessoas estão prontas para admitir a si mesmas e ao vizinho que cometeram um erro e pedir desculpas por suas ações. Admitir o erro é tão difícil?
Alguns erros permitiram que o homem crescesse e explorasse novos horizontes, mas quando esses causam dor aos outros e são negados de forma obstinada, levam à regressão.
Vivemos em uma sociedade que, por sua própria natureza, pede desculpas muito pouco e, portanto, somos levados a contornar o problema recorrendo ao "virtual", como redes sociais e mensagens, perdendo gradualmente a coragem de olhar nos olhos de quem machucamos.
Desde crianças, somos ensinados que cometer erros é errado, o sistema escolar acentua essa mensagem punindo os fracassos. É normal, então, que somos levados a mascarar nossos erros já em idade precoce. Isso desencadeia o mecanismo que nos leva à negação do erro e à falta do pedido de perdão.
Saber pedir perdão é uma oportunidade de crescimento e melhoria que arriscamos perder. O verdadeiro perdão cura a alma e é um sintoma de força. Precisamos ter a capacidade de minar as regras e crenças que nos levam a associá-lo à fraqueza.
Mesmo arriscando uma recusa, temos que olhar o outro nos olhos e explicar bem as razões que nos levaram ao erro e com humildade pedir desculpas.