As pessoas que sabem amar de verdade os seus parceiros têm estas 5 características

por Roberta Freitas

16 Janeiro 2019

As pessoas que sabem amar de verdade os seus parceiros têm estas 5 características
Advertisement

Se você acha que a arte de amar é um instinto inato, de acordo com o escritor e filósofo Erich Fromm, você está errado. Segundo ele, amar é, de fato, uma capacidade que com o tempo é aprendida e refinada, através do trabalho constante em si mesmo.

Um amor ardente e apaixonado não garante absolutamente o sucesso de um relacionamento: para ter um relacionamento sólido e duradouro, devemos "vestí-lo" com outros valores e outros sentimentos, tão importantes quanto a paixão. Abaixo vamos mostrar 5, que distinguem precisamente as pessoas que aprenderam a arte do amor.

via psychalive.org

Unsplash

Unsplash

Se respeitam. Tentar mudar uma pessoa não significa absolutamente amá-la. É verdade que um relacionamento amoroso pode nos levar a melhorar, mas deve ser um processo voluntário. Um parceiro que realmente ama, respeita a outra pessoa, deixa a ela os seus espaços e até ama seus defeitos.

Cultivam o diálogo. Se em um relacionamento você parar de falar e discutir, esse relacionamento estará com os dias contados. Cada fim começa com um pequeno silêncio, que então se torna cada vez maior; compartilhamos cada vez menos pensamentos, desejos e problemas... e um dia nos encontramos basicamente como estranhos vivendo sob o mesmo teto.

Exercitam  a paciência. Uma consequência natural do respeito é a paciência. Viver com uma pessoa não significa apenas absorver os aspectos positivos, mas também aqueles irritantes ou negativos, que com o tempo podem desgastar nossa tolerância. Mas quando você ama com consciência, vê que a raiva não faz sentido. 

Advertisement
Unsplash

Unsplash

Confiam um no outro. Não falamos trivialmente sobre confiança em relação à traição, mas na confiança no fato de que o outro sempre desejará o nosso bem. Na vida sempre haverá momentos de crise, em que a credibilidade de um dos parceiros pode ser questionada, e nesses momentos é essencial que o casal saiba como se unir e se apoiar, sem mais agressões.

Compartilham, sempre. Se por um lado, em um relacionamento duradouro, tendemos a dividir os interesses dos parceiros - e, certamente, passar um tempo sozinho é vital para o bem-estar do relacionamento - por outro, é essencial não acabar em total independência. Mesmo com filhos, trabalho e milhares de outras distrações, devemos sempre tentar criar momentos de compartilhamento. Afinal, amar significa principalmente estar lá, um para o outro.

Amar certamente não é uma ação simples: muitas pessoas acham que basta começar e seguir em frente... Mas isso é apenas a ponta do iceberg! Amar verdadeiramente significa ouvir, ajudar e melhorar a cada dia.

Advertisement