A síndrome do Peter Pan: solteiros, narcisistas e profundamente imaturos

por Roberta Freitas

13 Janeiro 2019

A síndrome do Peter Pan: solteiros, narcisistas e profundamente imaturos
Advertisement

São homens entre os 28 e 38 anos, que ainda não têm intenção de formar uma família, nem de viver em um relacionamento de casal. São solteiros e amam a si mesmos mais do que qualquer outra coisa. Eles gastam todo o dinheiro que ganham com si mesmos e com seus hobbies e não guardam nada. Eles têm uma profunda ambição e uma grande obsessão com o avanço de sua carreira, porque isso lhes permite satisfazer suas necessidades.

Seus principais "pensamentos" são os cuidados com o corpo, quase doentio, e a diversão.  Vamos falar sobre a chamada "síndrome de Simon", que incorpora o mito de Narciso. Simon representa: S de single, I de imaturo, M de materialista, O de obcecado pelo trabalho e N de narcisista.

via lamenteesmaravillosa.com

A síndrome do Peter Pan: solteiros, narcisistas e profundamente imaturos - 1

Para os psicólogos, esses homens ainda são sentimentalmente imaturos, não conseguindo amar verdadeiramente um parceiro de vida, mas apenas eles mesmos. Eles só estão comprometidos em ter sucesso em seu trabalho, a fim de ganhar e gastar seu dinheiro em viagens, roupas e entretenimento. As pessoas com síndrome de Simon vivem o dia a dia, não planejam seu amanhã e não procuram uma mulher com quem construir uma vida juntos.

Podemos reconhecer essas pessoas a partir de quatro características principais: ser solteiros, o que significa a ausência de um relacionamento estável. Para essas pessoas estarem juntas com outra é como viver em uma gaiola, tendo assim uma percepção errada da liberdade.

As pessoas "Simon" são, então, sentimentalmente imaturos, não sabem o que significa amar verdadeiramente o outro, doar-se completamente, construir uma vida juntos. Eles conseguem amar somente a si mesmos, excedendo nesse amor pelo seu próprio ser.

Advertisement
A síndrome do Peter Pan: solteiros, narcisistas e profundamente imaturos - 2

Eles estão obcecados com o sucesso, porque para eles gastar dinheiro é importante para realizar seus desejos e, ter dinheiro, significa ser imbatível.

Além disso, são profundamente narcisistas, obcecados pela beleza e pelo corpo. Eles passam muito tempo na academia, em alguns casos recorrem à cirurgias plástica e são extremamente atenciosos com a nutrição.

Em suma, ninguém diz que um "Simon" não possa ser amado, mas certamente aqueles próximos a ele devem ter muita paciência e acima de tudo muita autoestima!

Advertisement