Sorrir mas morrer por dentro: 5 características da depressão "escondida"
O que é depressão? Este termo refere-se à presença de um humor triste ou irritável, que é acompanhado por alterações fisiológicas, físicas e cognitivas. Mas também existem formas de depressão oculta, típicas das pessoas que, por exemplo, sempre sorriem ou querem estar junto aos amigos e familiares. A pessoa afetada negligencia esses sintomas, ela não percebe que está deprimida, mas tendo esse comportamento, esconde o sofrimento que não consegue gerenciar e superar.
via psychcentral.com
Como conseguir, então, reconhecer uma pessoa com uma depressão escondida?
Existem cinco sinais que devem ser identificados: o primeiro diz respeito a ser obsessivamente sociável. Aqueles que sofrem de depressão oculta não gostam de ficar sozinhos e tentam cercar-se de pessoas para não ficarem a sós com sua própria tristeza. Eles tentam organizar reuniões, saídas e se não podem estar junto de alguém fisicamente, então começam a telefonar para parentes e amigos.
O segundo sintoma a ser analisado é aquele de enfatizar o seu modo de ser. Essas pessoas nunca dirão que estão bem, mas muito bem, tentando disfarçar seu desconforto interior para si e para os outros.
O terceiro elemento a ser identificado é se eles costumam falar muito sobre seu passado, já que na depressão, o passado tem um papel importante. Se, mesmo em tom de brincadeira, mas muitas vezes se referem a suas conversas no passado, isso significa que essas pessoas ainda não conseguiram superar os acontecimentos do passado, que existem situações não resolvidas.
O quarto indicador a considerar é um distúrbio alimentar. Se as mudanças na alimentação não são transitórias, mas permanentes, são um claro sintoma de depressão oculta.
Último indicador: essas pessoas não conseguem dormir bem. Eles costumam dormir muito pouco ou adormecer por muito tempo.
De qualquer forma, é bom nunca subestimar a depressão. É insidioso e difícil reconhecer a patologia, não é absolutamente equivalente a "cansaço" ou "tristeza". Se você quer sanar uma dúvida, ou se você está preocupado com alguém próximo a você, entre em contato com os profissionais para fazer um diagnóstico correto e fornecer os cuidados apropriados.