Segundo um estudo, nosso ganho de peso pode ser influenciado pelo peso das pessoas ao nosso redor

Se você tem tentado desesperadamente perder peso há algum tempo sem alcançar os resultados desejados, talvez devesse parar de passar de um tipo de dieta para outra, procurando a melhor; é mais apropriado olhar ao seu redor. Afinal, pouco muda entre uma dieta ou outra: ao invés disso, as pessoas ao seu redor afetam seu peso.
Isto é o que emerge de um estudo publicado no New England Journal of Medicine, que compara a obesidade a um contágio social.

CBS (Mike and Molly)
A ideia que guiou os dois pesquisadores Nicholas A. Christakis e James H. Fowler, é que nas redes sociais se desenvolve uma tendência a replicar comportamentos, mesmo no campo da nutrição. O estudo analisou 12 mil adultos e suas relações sociais, representando-os como pontos e linhas num mapa: dessa forma ficou claro que, quando um ponto foi ampliado - ou seja, um sujeito engordou - os pontos em volta dele também se ampliavam.
Assim foi possível determinar as percentagens de risco de obesidade em relação ao grau de relação social: em particular, o risco aumenta em 57% se quem engordar for amigo, 40% se for irmão/irmã e 37% no caso do parceiro.

Bright/Kauffman/Crane Productions/Warner Bros (Friends)
Além disso, de acordo com os pesquisadores, esse contágio pode se expandir até três graus de separação social: isso significa, por exemplo, que se o irmão de seu amigo ganhar peso, você poderia estar "infectado"; mas se for o irmão do amigo de seu amigo, você pode ficar tranquilo pois não irá ganhar peso.
Já a distância física ou geográfica não influencia o risco de contágio: se o irmão do seu amigo engorda, não importa que ele viva no Japão e você em Roma, também para você aumenta a probabilidade de engordar.
A razão para esse contágio está no fato de que o conceito do que é "normal" é uma construção social do nosso grupo de pertencimento; isto é, como explica Christakis, "formamos uma idéia de um corpo aceitável de acordo com o que nos cerca". Se seus pais são gordos, pode parecer normal para você também.
Mas a própria massa corporal é determinada por muitos outros fatores, principalmente hábitos alimentares, atividade física, doenças, genes. Então, ao invés de trocar amigos, leve-os para a academia com você. ;)