A gentileza, uma força maravilhosa que consegue derrubar qualquer muro

por Roberta Freitas

10 Janeiro 2019

A gentileza, uma força maravilhosa que consegue derrubar qualquer muro
Advertisement

Apesar do famoso slogan de Anne Herbert, praticar "gentileza acaso" tornou-se um hábito cada vez mais raro. E se uma explicação antropológica pode ser dada para a falta de cortesia nas grandes cidades por causa da alta concentração que as caracteriza, não podemos justificar sua perda progressiva, sobretudo porque é a base de todo relacionamento humano.

De fato, a gentileza não deve ser um luxo, mas um modo de vida próprio de cada comunidade, uma vez que nutre as emoções positivas e protege das emoções negativas.

via lamenteesmaravillosa.com

pexels

pexels

Todos nós nascemos com a capacidade de sermos gentis, porque o altruísmo e a cooperação são os laços que unem todas as comunidades. De acordo com alguns estudos, já aos 6 meses, as crianças podem escolher ser generosas com os outros e são muito receptivas à gentileza. Portanto, a redução progressiva da gentileza na sociedade atual é o resultado de uma cultura extremamente individualista que não a considera um valor e não a promove.

De fato, apesar da capacidade de ser gentil seja inata no ser humano, ela deve ser desenvolvida e cultivada, porque é muito elaborada: implica autocontrole, autoestima, empatia, a valorização do outro e a consciência da relação entre o indivíduo e o grupo. Ou seja, a bondade exige uma alta inteligência emocional.

Advertisement
unsplash

unsplash

Por outro lado, as vantagens para aqueles que são gentis e atenciosos de forma gratuita em relação aos outros, são indubitáveis e enormes. Entre estes devemos lembrar que:

1. Protege a saúde física. Quem é gentil briga menos e isso, em termos cerebrais, se traduz em uma menor produção de cortisol - hormônio do estresse - e uma maior produção de ocitocina - um hormônio da felicidade.
2. Preserva a saúde mental. Ser gentil com os outros nos faz sentir melhor com nós mesmos, o que nos deixa mais confiantes; uma condição psicológica que previne o estresse.
3. Contribui para a construção de boas relações sociais. A bondade ajuda a nos conectarmos melhor com os outros, pois implica empatia e desenvolve o hábito de responder a ela. Também atrai gentileza para nós mesmos.
4. Defende contra as vibrações negativas dos outros. A bondade desativa qualquer atitude hostil ou negativa e, portanto, é uma resposta eficaz contra a agressão.

Advertisement