As pessoas sábias tendem a ficar longe das rivalidades, por isso geralmente têm poucos inimigos

O que é ignorância? É a falta de conhecimento ou experiência. Na realidade, somos todos ignorantes, só que não ignoramos as mesmas coisas e não somos capazes de reconhecer a nossa ignorância da mesma maneira. E é essa falta de conhecimento ou experiência que torna o ignorante nosso inimigo, se tivermos experiências ou conhecimentos diferentes em relação a ele.
Pessoas sábias, por outro lado, sabem que boa parte de sua virtude está em saber que não sabem, como afirmou Sócrates. Essa consciência da nossa ignorância é o que revela nossa imperfeição em face da perfeição. Pessoas sábias se mantêm longe da rivalidade, então dificilmente têm inimigos.
via Psychology Today

As pessoas que ignoram seus limites são anuladas pelo próprio ponto de vista, dada a impossibilidade de estabelecer uma comunicação assertiva com elas. Qualquer coisa que não se encaixe em seus padrões será uma fonte de conflito.
O homem sábio, por outro lado, está sempre à procura de sabedoria, o tolo acredita que já a encontrou.
Fala-se do efeito Dunning-Kruger, quando a ignorância é tão sem vergonha que tenta mostrar conhecimento. Falamos daquelas pessoas que acreditam que sabem tudo. Em psicologia é uma distorção cognitiva pela qual pessoas inexperientes tendem a se superestimar em termos de conhecimento possuído.

Essa falsa autopercepção foi descoberta em 1999 por Justin Kruger e David Dunning, professores da Cornell University. Os dois pesquisadores analisaram diferentes situações em que a ignorância parecia oferecer mais segurança do que o conhecimento.
Ignorância ignorada, então, é a causa de muitos desentendimentos.
Pelo contrário, a consciência da própria ignorância nos dá curiosidade: saber também significa estar consciente do que ainda não sabemos e abrir a porta para a motivação. Nesse sentido, a humildade é o companheiro de viagem ideal para a sabedoria.
Portanto, quando alguém nos rotula como ignorantes, não nos ofendamos, mas agradecemos pelo lembrete e o convidamos para nos ensinar coisas novas ou a descobrí-las juntas.