Ignorar pessoas negativas pode ser um ponto de partida para ser cada vez mais feliz
Muitas vezes, para preservar nossa saúde mental, é necessário afastar-se de certas pessoas, cujas atitudes nos desequilibram tanto que nos bloqueiam e submetem nosso bem-estar emocional a um grande estresse.
Todos nós sabemos que nossos relacionamentos nem sempre nos trazem algo positivo, e estamos conscientes de que, às vezes, alguns deles alimentam trocas negativas de energia. Mas, no entanto, é difícil escapar de certas realidades e nos encontramos vivendo em relacionamentos com pessoas que não nos dão boas emoções. Para ser feliz, portanto, é necessário aprender a ignorar certas pessoas em determinados momentos.
via Psychology Today
Mas o que temos que aprender a ignorar?
Em primeiro lugar as críticas dos outros. Ninguém pode nos influenciar sem nosso consentimento. O que os outros pensam sobre as decisões que tomamos não deve ser importante para nós, pois é igualmente provável que eles também cometam erram.
A segunda coisa a evitar são aquelas pessoas que criam inseguranças. Existem pessoas que acham que sabem tudo e acabam criando inseguranças e frustrações.
Além disso, não devemos nos preocupar com o que não podemos controlar. Não precisamos nos preocupar com o que essa pessoa pode fazer ou como pode agir. É um grande sinal de maturidade ser capaz de entender quando devemos gastar a nossa energia e quando é melhor deixar para lá.
Devemos então evitar os confrontos obsessivos. Não há uma pessoa mais insignificante do que aquela que usa suas conquistas para menosprezar os outros, é melhor evitar essas pessoas e nos concentrar no que podemos fazer para continuar crescendo, lembrando que o que temos depende muito do que acreditamos.
Também devemos evitar pessoas egoístas e aqueles que fingem querer nos ajudar. Em um relacionamento, deve haver harmonia. Damos nossa ausência e indiferença àqueles que não nos valorizam e nos ignoram e não por um sentimento de vingança, mas como uma forma de nos protegermos.
Infelizmente, mesmo que doloroso, o desapego é a única maneira de preservar o equilíbrio interior. Mas esteja confiante: provavelmente também trará benefícios para a pessoa de quem você irá se afastar, já que necessariamente terá que se questionar analisando a abordagem "negativa" que teve em relação a você.