Perder um cachorro pode partir o coração da mesma maneira que perder uma pessoa que gostamos

por Roberta Freitas

03 Janeiro 2019

Perder um cachorro pode partir o coração da mesma maneira que perder uma pessoa que gostamos
Advertisement

Qualquer um com um cachorro sabe por experiência própria que este animal é realmente o melhor amigo do homem: a qualquer momento, feliz ou triste, está lá com você, pronto para te dar seu sorriso e ser mimado; ele espera ansiosamente por você e o recebe com alegria quando você volta para casa, e se fosse por ele, ele nunca se separaria de você, que está no centro de seu coração. E quem tem um cachorro reconhece esse amor e o devolve. Por essa razão, perder um cachorro é tão doloroso quanto perder um ente querido, como a ciência também reconhece.

via psychologytoday.com

pixabay

pixabay

O cão é um companheiro constante na vida do seu dono, e é normal que um vínculo forte seja criado, comparável às relações humanas. De fato, a ciência afirma que quando nos tornamos amigos e nos ligamos a um cão, usamos o cérebro exatamente como se estivéssemos nos relacionando com uma pessoa.

Por essa razão, a amizade com um cachorro é comparável a qualquer outra. Talvez não tomemos uma cerveja juntos, desabafando sobre um mal-entendido no trabalho ou com nosso colega; mas o nosso cão está lá quando precisamos, para nos oferecer o conforto da forma que é capaz. E está ali para compartilhar com você até os momentos mais bonitos, assim como o tempo livre, nos enchendo de alegria e diversão. Ele é nosso companheiro, uma presença fiel e amada contra a solidão. O cão se torna parte integrante de nossa vida, a ponto de suas necessidades e seus ritmos se tornarem nossos também.

Advertisement
maxpixel

maxpixel

Então, quando não temos mais essa rotina diária, nos encontramos sozinhos. Esse vazio pode ser pesado demais para suportar e, dado o que os cães representam para seus donos - companheirismo, conforto, uma presença positiva constante - como não dar razão para quem fica triste pela perda de um cachorro?

Eles passaram anos cuidando de seu peludo, e sua partida pode fazer com que se sintam culpados por não terem conseguido salvar o melhor amigo. 

Por tudo isso, pode levar muito tempo e muitas lágrimas para superar a perda de um cão, ao contrário do que pensam algumas pessoas, acreditando que é preciso se recuperar rapidamente.

Então, aproveite seu cachorro, viva intensamente os momentos que passam juntos, e quando ele não estiver mais ao seu lado, chore livremente, e lembre-se: viverá para sempre em suas lembranças e em seu coração.

Advertisement