As pessoas nutritivas são aquelas que nos fazem estar bem com sua simples presença e são a base para uma relação saudável
Uma vida menos complicada graças à presença de pessoas chamadas de "nutritivas", ou seja, aqueles que conseguem gerar ambientes cheios de positividade, incentivando uma sensação de bem-estar. Cada pessoa é única e é capaz de gerar emoções, comportamentos, pensamentos. Se essas pessoas conseguirem preencher os espaços que compartilhamos com harmonia, teremos maior bem-estar em nossas vidas.
Mas quem são, especificamente, pessoas nutritivas e quais são suas características? Como podemos reconhecê-las e atraí-las em nossas vidas?
As pessoas nutritivas são aquelas que nos fazem felizes com a sua presença. Elas têm um profundo conhecimento de si mesmos, o que as leva a gerenciar adequadamente suas emoções. Além disso, são pessoas empáticas, que entendem o que pensamos e sentimos. Elas são tolerantes e abertas a diferentes perspectivas, mesmo que não as compartilhem. Além disso, são sinceras, porque são guiadas pelo princípio da honestidade e autenticidade, mostrando-se como são.
As pessoas nutritivas sabem o que é bom para elas e, mesmo que isso custe, elas dizem "não" quando veem que algo não é útil. As relações em que precisamos do outro para nos sentirmos bem são tóxicas: é melhor pensar em nós e saber que podemos estar ao lado de alguém que amamos sem isso seja essencial para ter uma sensação de bem-estar.
Às vezes, a toxicidade não vem dos outros, mas de nós. Se começarmos a pensar sobre nossos relacionamentos, poderemos entender o que sentimos, as idéias e comportamentos que geraram. Se não nos sentimos em casa, é um bom sinal para saber que é um relacionamento tóxico.
De acordo com o estudo de Neva Millic e Ana Maria Arón, professoras de psicologia da Universidade Católica do Chile, as pessoas nutritivass favorecem um ambiente propício à aprendizagem e a relacionamentos interpessoais saudáveis. Pelo contrário, as pessoas tóxicas favorecem ambientes negativos, que ocorrem no trabalho, na família e nos casais. Por isso, é melhor nos cercarmos de pessoas nutritivas, porque assim teremos um ambiente onde haja maior harmonia.