O mau hábito de se sentir ofendido por qualquer coisa
Cada um de nós conhece uma pessoa que se ofende facilmente. A qualquer momento, pode simplesmente incomodá-lo uma palavra, uma piada trivial ou um esquecimento. Lidar com esse tipo de pessoa não é nada simples, porque muitas vezes sua reação é completamente imprevisível.
Sentir-se ofendido por tudo e por todos pode ser muito estressante, assim como ter uma pessoa perto de nós nos impede de sermos nós mesmos. O que fazer nesses casos?
via madamenoire.com
Normalmente, a razão pela qual nos sentimos ofendidos é porque alguém nos tratou com superioridade, sem respeito. As pessoas que se sentem ofendidas por tudo, no entanto, reagem assim por vários motivos:
Sentimento de inferioridade: claramente, eles também odeiam sentir-se tratados com superioridade por alguém. Na base desse sentimento, no entanto, há uma auto-estima muito fraca que faz parecer que todos querem destacar sua inferioridade. Muitas vezes não é assim e é apenas uma distorção da realidade.
Egocentrismo: as pessoas que se ofendem com demasiada facilidade muitas vezes também têm um ego desproporcional. Quando você dá muita importância à si mesmo, tem a sensação de ser o centro das atenções e também de todas as críticas.
Pensamento rígido: na base da irritabilidade extrema, também pode haver uma mentalidade muito fechada. Quando as coisas vão de maneira diferente do que você pensou, isso pode levar a pensar que alguém fez isso de propósito apenas para gerar uma reação negativa.
Dar a verdadeira importância para as ofensas
Quando você se sente ofendido por tudo e de todos, torna-se difícil de distinguir um verdadeiro ataque por um inventado: no primeiro caso, é inteiramente legítimo se ofender e defender-se, se necessário, mas fazê-lo em todas as oportunidades pode arruinar um monte de relacionamentos com outras pessoas.
Como fazer para dar o peso certo para ofensas reais ou inventadas? Aqui estão algumas dicas que podem ser úteis:
Ninguém te ofende, é você que se ofende: repetir esta frase como um mantra pode ajudar você a entender quando a ofensa é intencional ou não. Ninguém tem a obrigação de agir de acordo com nossas expectativas; se acontece de você se ofender por isso, talvez não sejam os outros que estejam errados.
Nenhuma opinião, positiva ou negativa, vai mudar sua vida: muitas vezes o fato de se ofender facilmente acontece porque damos demasiada importância ao que os outros pensam. Devemos tentar manter um equilíbrio que não tem nada a ver com o julgamento dos outros.
Deixe as pessoas serem como são: você conhece o ditado de que o mundo é bonito porque é variado? Bem, isso mesmo. No mundo, cada um é feito à sua maneira e o desafio é aceitar a personalidade dos outros sem forçá-los a mudar.
Ria de si mesmo: quem leva tudo para o lado pessoal se leva muito a sério: aprender a rir de si mesmo é uma maneira de dar menos importância ao que os outros dizem.
Tornar-se insensível não é bom, mas também não é bom ser muito suscetível ao que os outros dizem, o ideal é encontrar um meio termo.