As crianças teimosas podem ter maior probabilidade de se tornarem adultos de sucesso
Educar é uma tarefa tremendamente complicada, sem garantia de resultados, apesar da existência de uma vasta literatura pedagógica sobre o assunto.
Muitas vezes, mesmo os esforços conjuntos da família, da escola e do ambiente social não são suficientes para alcançar os efeitos desejados: então, o problema não estará aqui - considerar apenas algun comportamentos socialmente desejáveis? Pode ser - certamente em um caso, de acordo com a ciência.
Sabe aquela criança que com sua teimosia consegue o que quer? Parece destinada a se tornar um adulto de sucesso.
Muitas vezes, especialmente no passado, os pais tendiam a adotar um tipo de educação muito rigorosa e severa, a fim de eliminar pel raiz qualquer atitude de desobediência, preocupados que pudesse fazer dos filhos criminosos ou, no melhor dos casos, sujeitos a serem excluídos . Mesmo nos velhos tempos, no entanto, sempre houveram crianças teimosas - e sempre haverá - felizmente.
Isto foi confirmado por um estudo realizado pelo Instituto Welferdange de Pedagogia, em Luxemburgo: iniciado em 1968 e encerrado em 2008, a pesquisa estudou 700 crianças entre 8 e 12 anos de idade até os 40 anos de idade, a fim de avaliar como teriam se tornado as crianças teimosas na idade adulta.
Ao contrário das crenças gerais, aqueles que eram mais teimosos acabaram se tornando adultos de sucesso - mais bem-sucedidos e confiantes, capazes de alcançar altas posições sociais.
Portanto, se é verdade que as crianças precisam de regras e limites claros e bem definidos, não se preocupe se o seu filho se mostra teimoso em casa: desde que não chegue ao excesso, pode ficar descansado e esperar pelo seu sucesso.
https://www.inc.com/jessica-stillman/study-stubborn-kids-are-more-likely-to-be-successful.html