5 ensinamentos tirados do "O Pequeno Príncipe" que vão fazer de você uma pessoa melhor

por Roberta Freitas

18 Dezembro 2018

5 ensinamentos tirados do "O Pequeno Príncipe" que vão fazer de você uma pessoa melhor
Advertisement

O principezinho, embora presente como "literatura infantil", lida com temas adequados para todas as idades, como o sentido da vida, o amor, a amizade, a perda de alguém. O texto é uma longa e profunda reflexão sobre a condição humana, da qual podemos extrair diferentes ensinamentos que nos fazem ver a nossa vida e a maneira como a vivemos sob outra luz. Aqui estão alguns.

via lamenteesmaravillosa.com

Cesar Vazquez/Youtube

Cesar Vazquez/Youtube

1. "O essencial é invisível aos olhos": nossa sociedade tende a nos fazer acreditar que as aparências são tudo o que realmente importa para sermos felizes. Na realidade, o que realmente importa são os sentimentos, as emoções, todas as coisas que são difíceis de perceber a olho nu, mas que devem ser sentidas.

2. "É muito mais difícil julgar a si mesmo do que julgar os outros": olhar para os outros é muito mais fácil do que ter que se olhar no espelho e se confrontar consigo mesmo . Quando aprendemos sobre nós mesmos, somos capazes de fazer o mesmo com os outros, de ajudar aqueles que precisam e de amar.

3. "O amor não é olhar um para o outro, mas olhar para a mesma direção": o amor implica necessariamente que haja cumplicidade e compartilhamento entre duas pessoas. Se você está sozinho ou o sentimento não é mútuo, não faz sentido, porque é um caminho de vida que deve ser realizado em dois, um é a força do outro.

4. "Os adultos sozinhos não entendem nada": as experiências nos fazem crescer e amadurecer, mas também aumentam nossa desconfiança no mundo e nos fazem experimentar sentimentos desconhecidos para as crianças, como angústia e a dor. No entanto, ser capaz de manter o véu da ilusão típico das crianças, apesar do que pode acontecer de ruim, continua a dar sentido a tudo o que nos acontece.

5. "Quantos anos você tem? Quantos irmãos? Quanto pesa? Quanto seu pai ganha? Só então eles pensam que o conhecem": assim como os sentimentos são invisíveis aos olhos, nossa essência e a dos outros também são. As aparências não dizem nada mais do que mostram e quase nunca dizem a verdade. Em vez disso, a verdadeira beleza deve ser procurada nas profundezas, só assim poderemos nos libertar de todas as barreiras que levantamos diante de alguém que percebemos como diferente.

Advertisement